Notícias | Geral

Família de Varginha consegue autorização para importar medicamento à base de maconha para filho

G1 Sul de Minas | 11/04/2019 - 17:21:45
Permissão foi dada para que o filho possa combater as crises de convulsão causadas por doença rara.
Família consegue autorização para importar medicamento à base de maconha para filho
 
Uma família de Varginha conseguiu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar medicamentos à base de canabidiol, substância encontrada na planta Canabis sativa, a maconha. A permissão foi dada para que o filho possa combater as crises causadas pela polimicrogenia.
 
A doença, considerada rara, afeta o sistema nervoso da criança e causa convulsões. O bebê chega a ter 15 crises por dia. Atualmente, a família gasta R$ 500 por mês com remédios, mas eles não são suficientes para amenizar o problema da criança.
 
Para tentar diminuir as crises, a família procurou um médico de Ribeirão Preto (SP), que, em janeiro deste ano, indicou o tratamento com canabidiol. Como o medicamento não é vendido no Brasil, a família foi atrás de autorização para importar o produto, mas encontrou resistência de uma promotora.
 
“Confesso que olhei e chorei, porque daqui, onde eu busco um recurso, eu não consegui, para onde eu vou? Para onde eu vou? Aí eu fui tentando, assim, falo que foi força mesmo, que Deus me orientou e eu fui buscar a Anvisa”, conta Élina Olímpia Monteiro, mãe da criança.
 
Liberação
 
Desde 2014, a Anvisa permite a importação do canabidiol. Para cada caso, no entanto, a liberação tem validade de um ano e somente para a quantidade prescrita pelo médico. Depois de muitos e-mail e documentos enviados, agora a agência liberou a importação do produto para o bebê, o primeiro caso de Varginha.
 
A família agora conta com a ajuda da prefeitura, já que cada frasco do remédio custa R$ 3 mil.
 
“A mãe trazendo essa autorização, juntamente com o receituário médico, a gente vai estar encaminhando para uma distribuidora, onde eles vão mandar a cotação dessa medicação, a gente vai encaminhar para o setor de compras, para realizar a compra dessa medição”, explica a secretária de Saúde de Varginha, Daniela Aparecida Abreu.
 
No caso do bebê, já existe na Secretaria de Saúde uma decisão da Justiça obrigando o fornecimento de alguns remédios e da alimentação específica. Para a família, o novo medicamento traz mudanças na rotina da criança e uma nova dose de esperança, de que o filho tenha mais qualidade de vida.
 
“A nossa intenção, com a medicação, e a intenção médica é reduzir o número de crises e dar para o Hugo uma condição de vida melhor”, afirma a mãe.
 
Importação
 
Desde 2015, 8.887 autorizações para importação de medicamentos à base de canabidiol foram solicitadas na Anvisa. Quase 6 mil pacientes foram cadastrados para a importação.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)