Notícias | Geral

Plano de Contingência da PCH Boa Vista 2 será discutido nesta sexta

Da redação | 06/02/2019 - 16:42:26
Na próxima sexta-feira (08) uma reunião, entre representantes da CPFL Renováveis, Prefeitura de Varginha e Defesa Civil, discutirá o Plano de Contingência da Pequena Central Hidrelétrica Boa Vista 2. O resultado do encontro poderá tranquilizar a população que reside à jusante da barragem construída no município e destinada à geração de energia elétrica. 
 
Alguns moradores a jusante (abaixo) da PCH estão apreensivos, desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, e um dos motivos é a falta de informação sobre o plano. Algumas pessoas da comunidade foram procuradas. Elas externaram sua preocupação, mas informadas sobre a matéria não permitem a divulgação de seus nomes e impressões. O fato é confirmado pelo canoísta Ronipeterson Landim, “muita gente está sem informação e ninguém gosta de dar entrevista.”, conta. Ele ainda revela seu maior questionamento, “minha preocupação realmente é porque esse plano ficou outubro, novembro, dezembro e janeiro nas prefeituras de Elói Mendes e Varginha e não foi colocado em pratica.”, finaliza. 
 

A área alagada deixou submersa parte da região conhecida como ‘Ilha do Caixão’ em Varginha.
 
O psicólogo José Estevão dos Santos integrante da equipe do Posto de Atendimento Social – PAS PCH Boa Vista 2- local que atende a comunidade afetada pelo empreendimento explica, “que é compreensível à busca por informações após um evento tão trágico como o ocorrido em Brumadinho.” O profissional ainda esclarece que “toda equipe esta a disposição da comunidade para dirimir qualquer dúvida que se apresente”, encerra. 
 
Posicionamento da CPFL Renováveis
 
Visando esclarecer à população entramos em contato com a CPFL Renováveis solicitando informações como a diferença entre uma barragem construída para geração de energia elétrica, como é o caso em Varginha, para um barramento destinado a conter rejeitos de mineração parecido com o que rompeu em Brumadinho. Perguntamos ainda sobre possíveis orientações às famílias ribeirinhas e até mesmo qual seria o canal de comunicação disponível para comunidade. A empresa enviou um comunicado na última sexta-feira (01) que destacamos abaixo: 

“A CPFL Renováveis informa que entregou o Plano de Ação de Emergência (PAE) à Prefeitura de Varginha e que este é o principal instrumento para a Defesa Civil do município elaborar o Plano de Contingência. A companhia se mantém à disposição do município para fornecer todos os subsídios técnicos para melhor entendimento do PAE e, neste sentido, já existe reunião agendada entre a CPFL Renováveis e Prefeitura.”
 
O que dizem as prefeituras
 
A reportagem entrou em contato com assessoria de comunicação da Prefeitura de Elói Mendes que enviou a seguinte nota:  
 
“Toda a documentação referente a obra da Barragem foi analisada pela Prefeitura Municipal de Varginha e aprovada para construção da barragem, assim como o Governo do Estado de Minas Gerais, assim as medidas de fiscalização da barragem compete apenas a jurisdição de Varginha. Tais ações são de responsabilidade do município onde a empresa está instalada. Os órgãos que aprovaram o seu funcionamento são responsáveis por está fiscalização, assim como a empresa que explora às águas do Rio Verde.” 
 
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Varginha, o atraso na elaboração do Plano Contingência se deu em virtude da reestruturação da Defesa Civil do município, mas que agora dará andamento ao projeto.
 
Rodrigo R. Domeneghetti
Especial para o Varginha Online
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)