Notícias | Cidades

Novo levantamento aponta risco médio de infestação do Aedes Aegypti em Varginha

Com assessoria | 14/01/2019 - 12:33:17
Resultado coloca a cidade em alerta contra o Aedes Aegypti 
 
O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti – LIRAa de 2019, realizado nos dias 07, 08 e 09 de janeiro, classificou o município de Varginha como Médio Risco de infestação do Aedes Aegypti,  mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.
 
O levantamento consiste e, visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de dois mil imóveis. 
 
Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.
Após todo esse trabalho, todos os dados são lançados no sistema onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco de Infestação.
 
Em Varginha, no total geral houve um aumento expressivo e por pouco o a classificação seria de alto risco, onde foram encontrados 138 focos do Aedes Aegypti contra 39 focos do mosquito Aedes Aegypti, no levantamento realizado anteriormente no mês de outubro. Sendo que os Bairros com maior número de depósitos com focos foram o  Jardim Sion, Centenário Ii, Vila Barcelona; classificação dos recipientes mais comuns em possuírem focos:  tambores (captação de água das chuvas), vasos de plantas e ralinhos. 
 
Com a continuidade das chuvas e o aumento da temperatura há um crescimento significativo nos números de focos encontrados, sendo que o Setor de Vigilância , em conjunto com diversas Secretarias do município, vem realizando diversas ações tais como: Mutirão de Limpeza,  visitas constantes dos Agentes de Combate a Endemias, Limpeza em Áreas de Preservação Ambiental, realização de UBV (Pulverização de Inseticidas) e muitas outras ações. Por isso a Prefeitura pede aos munícipes que não joguem lixo nos terrenos baldios, mantenham seus terrenos e quintais limpos, assim como as caixas d'água; que mantenham as piscinas limpas e tratadas, coloquem os pneus secos em local coberto, e muitas outras ações que podem ser realizadas a fim de eliminar o aédes aegypti.  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)