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09/01/2019 - 11:59:27
Samu recebe mais de 53,5 mil trotes em 2018 no Sul de Minas
G1 Sul de Minas
Foto: Assessoria de imprensa/Samu Regional
Samu Regional recebeu mais de 53 mil trotes em 2018. (Foto: Assessoria de imprensa/Samu Regional)
Dados mostram diminuição de 40,86% com relação ao mesmo período em 2017, quando foram 
 
Em 2018, a base regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Sul de Minas recebeu 379.191 ligações no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro, conforme um levantamento divulgado pela assessoria de imprensa do órgão. No entanto, 53.537 delas eram trotes. Os dados mostram ainda uma diminuição de 40,86% com relação ao mesmo período em 2017, quando foram registrados 90.532 trotes.
 
Funcionando desde 2015, o Samu atende Sul e Sudoeste do estado, com bases descentralizadas. Atualmente, a área de cobertura é de 152 cidades. Segundo coordenador geral do serviço, Jovane Ernesto Constantini, a atitude de passar trotes para o órgão é prejudicial para toda população.
 
"O atendimento primário pode acabar deslocando uma ambulância para o atendimento, que pode tanto ser aqui em Varginha, quanto em qualquer outra cidade da área de cobertura. Em alguns trajetos, de 30 ou 40 quilômetros, a ambulância pode demorar 30 minutos para e voltar. Nesse meio tempo, pode acontecer um acidente grave e com vítimas reais", afirma.
 
Ainda de acordo com ele, quando a ligação considerada trote parte de um mesmo número de telefone e acontece mais de uma vez, o contato é registrado no sistema, o que pode dificultar um atedimento futuro, quando realmente necessário.
 
"A partir da 10ª ligação no mesmo telefone que já foi considerado trote, ele fica registrado no sistema e os médicos e auxiliares de regulação têm maior resistência a passar a ligação para frente. Aqui em Varginha, em 2016, um telefone fixo em um bairro chegou a ter um registro de mais de 500 ligações consideradas trotes, era um orelhão. Um dia aconteceu um acidente grave, ligaram no 192 e até nosso profissional entender que realmente era um caso grave, a ambulância levou um tempo para ser deslocada. Felizmente, não houve sequelas ou agravo de saúde do paciente, mas é importante que as pessoas saibam que o serviço público tem que ser usado com responsabilidade e só quando necessário", explica.
 
Como funcionam as ligações para o Samu?
 
Conforme Constantini, as ligações para o Samu passam por duas fases antes do deslocamento da ambulância - na primeira, um auxiliar de regulação pega as primeiras informações da ocorrência e, em seguida, repassa a ligação para um médico atendente. Só depois é decidido se a ambulância será enviada ao local ou não.
 
"O auxiliar de regulação, que faz o primeiro atendimento, tem até 1 minuto e 20 segundos para concluir esse serviço. Graças ao nosso treinamento, hoje a gente consegue não ultrapassar 35 segundos nessa fase. Depois passa para o médico regulador, que é o primeiro responsável a definir se aquele é ou não um caso de acionar o Samu", diz.
 
Ele ainda ressalta que responder a essas perguntas com atenção e calma é essencial para que o atendimento seja feito corretamente.
 
" A primeira pergunta é local onde a pessoa está e endereço. A pessoa precisa ter calma, porque o Samu atende em várias cidades, às vezes ela acha que o atendimento está sendo realizado na cidade dela. Então tem que ter calma e passar o endereço, cidade, nome da rua, uma referência e, por último, qual motivo da ligação", relata.

Mais de 71 mil ocorrências atendidas
 
No período, o Samu se deslocou da base para atender 71.987 ocorrências no Sul de Minas. Sendo 41.953 clínicas, 15.439 traumáticas, 2,317 obstétricas, 1.930 psiquiátricas e 884 pediátricas.
 
 
O Samu ainda prestou atendimentos de apoio a outros órgãos durante o ano. De acordo com os dados divulgados pela assessoria de imprensa, 109 em suporte à Polícia Militar, 89 à Unidade de Suporte Avançado (USA) e 45 em apoio ao Corpo de Bombeiros. Além disso, outros 107 atendimentos foram feitos com o Serviço Aeromédico Avançado de Vida.
 
O levantamento aponta para um total de 130.802 ligações perdidas, o que significa que a chamada ficou muda, a pessoa do outro lado da linha desligou ou a ligação não foi completada por algum motivo. O número representa 34,5% do total de ligações recebidas.
 
Em 2018, 107 atendimentos foram realizados pelo Serviço Aeromédico Avançado de Vida — Foto: Assessoria de imprensa/Samu Regional Em 2018, 107 atendimentos foram realizados pelo Serviço Aeromédico Avançado de Vida — Foto: Assessoria de imprensa/Samu Regional
Em 2018, 107 atendimentos foram realizados pelo Serviço Aeromédico Avançado de Vida — Foto: Assessoria de imprensa/Samu Regional
 
Samuzinho na escola
 
Lançado em 2017 no Distrito Federal, o Samuzinho na Escola é um projeto com intuito de conscientizar crianças do ensino básico e fundamental sobre os malefícios do trote, educação no trânsito e informações sobre o Samu em geral.
 
Em outubro de 2018, o Samu Regional lançou um projeto piloto com base no Samuzinho na Escola para todas as cidades da área de cobertura.
 
"Devido à 'Lei Lucas', que foi sancionada no ano passado, vamos treinar de 5 a 40 alunos por cidade e profissionais da rede de educação. Esses profissionais precisam saber o básico dos primeiros socorros. Vamos trazê-los para a base em Varginha, onde vão entender o funcionamento da central, como funciona o serviço desde o momento da primeira ligação até ensinar procedimentos para quando alguém engasgar e reanimação cardiopulonar, para casos de infarto", conclui.
 

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