Notícias | Geral

Delegado Regional da Polícia Civil recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Varginha

Da redação | 22/11/2018 - 17:05:55
O Delegado Regional da Polícia Civil em Varginha, Dr. Wellington Clair, recebera duas homenagens na Câmera de Vereadores de Varginha na próxima semana. A primeira acontece na segunda-feira (26), ás 18h, onde o delegado receberá uma moção de aplausos, uma homenagem de autoria do vereador Buiu do ônibus.
 
A segunda homenagem acontece na quinta-feira (29), às 19h30, quando o Dr. Wellington receberá o Título de Cidadania Honorária Varginhense, homenagem de autoria do vereador Zacarias Piva.

Sobre a vida de Dr. Wellington Clair de Castro
 
Dr. Wellington Clair de Castro, residente em Varginha, é Filho de Sant Clair de Castro e Paulina Maria da Silva Castro, nascido em Guarulhos-SP em 06.02.1980, ainda quando criança, aos 09 anos de idade veio morar em Minas Gerais, na cidade de Arinos, noroeste mineiro. Aos 14 anos foi para São João Del Rei, onde concluiu o ensino fundamental e médio em Tec. em Processamento de Dados. Aos 18 anos,  de volta a Arinos,  foi professor de história e geografia para o ensino fundamental e médio. Aos 20 anos foi Niterói, no Estado do Rio de Janeiro cursar Direito, onde formou-se em 2005. 
 
Advogou de 2005 a 2007 no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
Decidido a tornar-se Delegado de Polícia Civil, em 2007 foi aprovado em todas as fases do concurso para Delegado de Polícia Civil nos Estados do Ceará e Minas Gerais, escolheu permanecer em Minas, em razão dos vínculos  familiares e de amizade aqui sedimentados.
 
Em 2017, já como Delegado do Estado de Minas Gerais, teve como primeira lotação a cidade de São Gonçalo do Sapucaí, onde permaneceu como Delegado Titular da Comarca por quase uma década, foi homenageado com os títulos de cidadão São Gonçalense e Honra ao Mérito pelos serviços ali prestados. Trabalhou como Delegado nas cidades de Careaçu, Heliodora, Natércia, Conceição das Pedras e Cordislândia. Realizou as maiores operações policiais já vistas na cidade, promovendo as prisões de narcotraficantes, homicidas, estupradores, etc.
 
Em 2009 realizou a Operação Carga Pesada com o objetivo de combater os roubos de carga na Rodovia Fernão Dias e com o resultado da operação, promoveu a prisão da maior quadrilha de roubo de cobre do Brasil, recebendo, por tal serviço notas elogiosas de empresas de transporte, seguradoras, prefeitos e vereadores do Sul de Minas.
 
Saiu candidato à vereador em São Gonçalo do Sapucaí em 2016, sendo o vereador mais votado, passou a ocupar a presidência da câmara no biênio 2017/2018. Promoveu a construção da nova sede da Câmara Municipal, além de ter devolvido ao poder executivo, no ano de 2017, R$ 200.000,00 (duzentos mil reais)
 
Em Varginha, no ano de 2009 passou a lecionar na Faculdade Cenecista de Varginha a disciplina de Medicina Legal e Direito Penal, formando profissionais do direito a quase uma década. Dedicado também ao mundo acadêmico, cursou pós-graduação em docência universitária na UNINCOR em Três Corações em 2015, fez Mestrado em Direito Constitucional na FDSM em Pouso Alegre em 2012 e, atualmente, está concluindo o Doutorado em Direito Penal na PUC de São Paulo. Foi o organizador e co-autor do livro Mandados de Criminalização e Novas Formas de Criminalidade, publicado pela Editora Lumen Juris em 2017; Autor do livro: A ilegitimidade do Direito Penal, publicado pela mesma editora em 2018. 
 
Em dezembro de 2017 foi nomeado Delegado Regional de Varginha, assumindo a missão de promover a otimização dos trabalhos de polícia judiciária e o combate à criminalidade, bem como, motivar os policiais a promoverem um trabalho investigativo de excelência e com resultados jamais praticados na cidade. 
 
Logo no início de 2018 criou um projeto inédito na Polícia Civil mineira que foi a gravação de áudio e vídeo das oitivas realizadas por ocasião da lavratura dos autos de prisões em flagrante delito, promovendo a transparência do trabalho policial e valorizando as atividade exercidas pelos Delegado e Advogados que atuam na área criminal.
 
Só no ano de 2018 promoveu até a presente data 20 operações policiais em Varginha e nas cidades alcançadas pela Delegacia Regional de Varginha,  (Eloi Mendes, Monsenhor Paulo, Carmo da Cachoeira, Três Pontas, Boa Esperança, Coqueiral, Santana da Vargem, Ilicínia e Guapé), cujo resultado o cumprimento de 55 mandados de prisões e apreensões de 96 KG de drogas, além de comprimidos de scstasy e LCD.
 
Construiu um novo estacionamento para Delegacia Regional, um espaço anteriormente inútil e ocupado por mato, passou a ser utilizado como estacionamento para os servidores e para pessoas que buscam atendimento na Polícia Civil.
Promoveu a aproximação da Polícia Civil aos demais órgão responsáveis pela segurança pública, com diálogo, transparência e bom atendimento.
 
Currículo Acadêmico: 
 
Doutorando em Direito Penal  pela PUC - São Paulo/2015.
Mestre em Direito Constitucional pela FDSM - Faculdade de Direito do Sul de Minas - Pouso Alegre/2012.
Pós-Graduado em Docência Universitária - UNINCOR - Três Corações / 2015.
Graduado em Direito pela Faculdade Plínio Leite - Niterói/2005.
Professor titular de Direito Penal da FACECA - Faculdade Cenecista de Varginha desde 2010.
Participação no 4º Simpósio sobre Estado, Segurança e Violência, FACECA - Varginha/2012.
 
Currículo Profissional:
 
Cursos de Aperfeiçoamento Profissional/2010
Curso de Chefia/2013
Curso de Manutenção e Manuseio de Armamento IMBEL - Itajubá/2009
Curso de Defesa Pessoal e de ingresso em área de risco - Ministrado pelo extinto GRE - 2009.
Curso de proteção a Signatários - CATI - Rio de Janeiro/2008
Curso de Gestão de Projetos - SENASP/2013
Curso de Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública - SENASP/2013
Curso de Local de Crime: Isolamento e Preservação - SENASP/2013
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)