Notícias | Agronegócio

Belo Horizonte sedia 6ª. edição da Semana Internacional do Café

Da redação | 08/11/2018 - 13:39:05
A capital mineira recebe, de 7 a 9 de novembro, a Semana Internacional do Café 2018 (SIC), o mais importante encontro do setor cafeeiro nacional e internacional. A extensa programação voltada para a agroindústria do café inclui, pela primeira vez no país, campeonatos da "Copa do Mundo do Café" , com quatro competições internacionais onde participam mais de 40 países.
 
Estarão reunidos no Expominas, em BH, toda a cadeia produtiva do setor em prol do crescimento social e economico do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante três dias serão realizados eventos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
 
Representantes premiados do universo cafeeiro se enfrentarão em Belo Horizonte para o preparo e prova do café em suas diferentes versões. O World Latte Art Championship, que mostra a habilidade do barista (profissional que extrai o café) em desenhar no café com leite, é uma das disputas mais criteriosas e interessantes. O World Coffee in Good Spirits Championship escolhe os melhores drinques alcoólicos com a bebida. Na mistura, pode ser usado o café quente ou frio e outros ingredientes, a exemplo do famoso Irish Coffee. 
 
O World Brewers Cup e o World Cup Tasters Championship, anteriormente agendados para Dubai, também serão realizados nesta edição da SIC. O primeiro avalia a performance do barista ao extrair o café pelo método filtrado de sua escolha, assim como o grão usado e o resultado de aroma e sabor na xícara. Já o Cup Tasters é a competição destinada aos provadores de café. No desafio, o participante precisa acertar qual é o único café diferente dentre 3 amostras. Após várias rodadas, o concorrente que decifrar, em menos tempo e com menos erros, oito combinações, é o grande vencedor.
 
“A conquista do país-sede de quatro mundiais é fruto de uma combinação de diversos fatores presentes na Semana Internacional do Café: conexão entre todos os elos do setor, diversidade de públicos nacionais e internacionais, amadurecimento do mercado interno e relevância no incentivo a novos negócios de café especial. Para nós é uma grande oportunidade”, menciona Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora – um dos idealizadores da SIC.
 
“O Brasil é o maior produtor mundial de café. Somente das lavouras mineiras, sai 1 de cada 5 xícaras de café consumidas no mundo. Tem grande importância histórica, social e econômica. E além da quantidade, o país é reconhecido mundialmente como produtor de cafés de alta qualidade, com muitas origens e sabores”, explica Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG), entidade realizadora da SIC.
 
Além dos concursos mundiais, as ações da Semana Internacional do Café têm como objetivo promover as regiões produtoras de café de Minas Gerais e do Brasil. “A Semana Internacional do Café torna-se a cada ano mais arrojada. Os eventos mundiais, por si só, asseguram um importante contingente de estrangeiros prestigiando nossa SIC, que se consolida cada vez mais, já ocupando lugar seguro na agenda dos grandes eventos mundiais do setor cafeeiro”, destaca Amarildo Kalil, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa).
 
Em junho deste ano, representantes da SIC foram à cidade de Amsterdã, capital da Holanda, participar da World of Coffee - evento mundial do setor - para participar de reuniões estratégicas e divulgar ao público internacional e aos potenciais compradores de cafés brasileiros a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, como destino de negócios em 2018. 
 
SERVIÇO:
Semana Internacional do Café 2018
De 7 a 9 de novembro / Das 11h às 20h
Local: Expominas, Belo Horizonte (MG)
www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)