Notícias | Cidades

Há um ano, mutirão da Virada Varginha reabriu o Cine Rio Branco

Com assessoria | 05/11/2018 - 19:58:41
O Dia de Finados de 2018 foi marcado pela recordação de um grande gesto de cidadania. Há exatamente um ano, o festival Virada Varginha reabriu o Cine Rio Branco para um mega mutirão de limpeza seguido de apresentação musical em suas dependências.
 
A articulação mobilizou centenas de pessoas que no dia dedicado aos mortos em 2017, adentrou ao cinema com vassouras, pás e produtos de limpeza para deixar o espaço do hall de entrada tão receptivo quanto em sua inauguração, em 1956.
 
Fechado em 1998, desde às 8h da manhã daquele 2 de novembro de 2017, os varginhenses começaram a comparecer para de forma voluntária participassem do mutirão. As portas foram reabertas ao som da saudosa “Noturno 3”, de Paul Mariat, a música que tocava sempre a cada início de sessão. Além da limpeza interna, as pessoas podiam se vestir com roupas de época e produzirem fotos nostálgicas.
 
 
A celebração ao encerramento do mutirão, que durou cerca de seis horas, foi celebrada com um show da banda varginhense Sissibonaflá nas escadarias internas do cinema.
 
Paula Reis foi uma das que participaram do evento e levou suas duas filhas que nunca haviam entrado no cinema. “Passei minha adolescência frequentando o Cine Rio Branco, vivi aqui histórias inesquecíveis e quando fiquei sabendo que haveria o mutirão, prontamente me programei para trazer as minhas filhas. Desejo que este movimento fomente alguma possibilidade de novo destino para o edifício”, explicou Paula.
 
Desde o mutirão de limpeza, a Virada Varginha manteve as articulações para se encontrar uma forma de solucionar o entrave que se encontra o cinema. Em 2018 foram realizados outros dois shows em frente ao edifício. O primeiro em junho, novamente com a banda Sissibonaflá, no Esquenta do festival e o segundo em agosto, durante a Virada Varginha 2018, com a apresentação da banda Trilha Cine tocando grandes clássicos de filmes.
 
 
Atualmente o Cine Rio Branco passa por um processo de regularização do plano contra incêndio junto ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “Seguimos acompanhando os trâmites para que seja emitido o A.V.C.B. Uma vez regularizado, nosso expectativa é que a Virada possa realizar outro mutirão de limpeza e desta vez um concerto musical na marquise do edifício. Estamos otimistas”, declarou Diego Gazola, coordenador-geral do festival.
 
A Virada Varginha 2018 foi um festival não governamental de cidadania mobilizado pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050. Este ano, o festival teve a parceria estratégica do Sebrae, e foi viabilizado pela Pedreira Santo Antônio e o Grupo Unis. Contou também com o apoio da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha), RN e Moinho Sul Mineiro.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)