Notícias | Geral
Conheça os direitos das trabalhadoras diagnosticadas com câncer de mama
Com assessoria | 01/10/2018 - 11:40:24
Foto: Reprodução Internet
(Foto: Reprodução Internet)
Saque do FGTS e do PIS/Pasep, auxílio-doença, acompanhante e isenção do Imposto de Renda estão entre as medidas de apoio às mulheres com a doença
 
O câncer de mama causou o afastamento de mais de 21 mil mulheres do trabalho no ano passado. A doença é o tipo de câncer de maior incidência na população feminina brasileira, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 29% dos novos casos a cada ano. Somente em 2018, a estimativa é de que 59,7 mil novos casos sejam detectados, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
 
Neste mês dedicado à prevenção e tratamento da doença, mais uma vez o Ministério do Trabalho adere à campanha Outubro Rosa e esclarece sobre os direitos das trabalhadoras diagnosticadas com neoplasia maligna de mama.
 
Na fase sintomática da doença, toda trabalhadora celetista poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como do benefício PIS/Pasep, este no valor de um salário mínimo e que poderá ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A trabalhadora também tem direito ao auxílio-doença e, em casos mais avançados, pode requerer a aposentadoria por invalidez.
 
Acompanhante - Caso a trabalhadora necessite de cuidados permanentes de outra pessoa, além da aposentadoria por invalidez, também tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, conhecido por Auxílio Acompanhante, conforme previsto na Lei nº 8.213/91. O valor adicional é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de forma vitalícia. Além disso, pode-se requerer na Receita Federal a isenção total do Imposto de Renda de Pessoa Física.
 
Para ter acesso a esses tipos de benefícios é necessário estar na qualidade de segurada da Previdência Social e passar pela perícia médica do INSS para comprovação da incapacidade de trabalho.
 
Redução da Mortalidade - Iniciado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a população feminina brasileira no controle do câncer de mama. Realizada todos os anos, a campanha é utilizada para compartilhar informações sobre o câncer, promover esclarecimentos, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.
 
Uma das estratégias é incentivar a realização do autoexame, um importante aliado no tratamento do câncer de mama em mulheres de todas as idades. Quando a doença é detectada nas fases iniciais, são maiores as chances de tratamento e cura.
 
O Inca recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Vacina contra a Covid-19 - 16/06/2021
De acordo com o cronograma de vacinação divulgado pela Prefeitura de Varginha nesta quarta-feira (16), mulheres grávidas e puérperas sem comorbidades e pessoas de 59 anos começam a ser vacinados nesta quinta-feira.
Pelo Youtube e Facebook - 16/06/2021
O Minas Dance Festival 11ª Edição será realizado dessa vez, em uma programação online hoje e amanhã o e público poderá conferir espetáculos de companhias de dança das cidades de Varginha, Paraguaçu e São Lourenço.
Esporte - 16/06/2021
Três jogadores se apresentaram no Centro de Treinamento Ninho dos Periquitos e já estão treinando com o grupo para reforçar a Associação Atlética Caldense na Série D do Campeonato Brasileiro 2021.
Engenharia e Sociedade - 16/06/2021
O PET-Civil-Varginha, programa educacional tutorial do Cefet, promoverá uma conversa com o Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e consultor, Dr. Júlio César da Silva, sobre o prédio que desabou na cidade, no último dia 03 de junho.
Comemorações dos 30 anos - 16/06/2021
Dentro das comemorações dos 30 anos da Paróquia de SantAna, a Comunidade Paroquial está produzindo uma série de vídeos documentais para lembrar a sua história, desde a implantação em Varginha.
Notícia boa para os servidores - 16/06/2021
Uma boa notícia para os servidores públicos municipais.
Previsão de entrega é em 2022 - 16/06/2021
O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, e o vice-prefeito, Leonardo Ciacci, iniciaram esta quarta-feira (16), visitando a obra do Hospital da Criança ...
Esporte - 16/06/2021
O futebol sul-americano prestou homenagem a Diego Armando Maradona com um espetáculo audiovisual que precedeu o jogo entre Argentina e Chile, no primeiro dia do Grupo A da Copa América.
Boletim coronavírus - 16/06/2021
Nesta quarta-feira (16), Varginha confirmou 165 novos casos de Covid-19.
Jornada de Oração - 16/06/2021
Aconteceu na última sexta-feira (11), na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Varginha, a Jornada de Oração pela santificação do clero.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)