Notícias | Geral
Conheça os direitos das trabalhadoras diagnosticadas com câncer de mama
Com assessoria | 01/10/2018 - 11:40:24
Saque do FGTS e do PIS/Pasep, auxílio-doença, acompanhante e isenção do Imposto de Renda estão entre as medidas de apoio às mulheres com a doença
 
O câncer de mama causou o afastamento de mais de 21 mil mulheres do trabalho no ano passado. A doença é o tipo de câncer de maior incidência na população feminina brasileira, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 29% dos novos casos a cada ano. Somente em 2018, a estimativa é de que 59,7 mil novos casos sejam detectados, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
 
Neste mês dedicado à prevenção e tratamento da doença, mais uma vez o Ministério do Trabalho adere à campanha Outubro Rosa e esclarece sobre os direitos das trabalhadoras diagnosticadas com neoplasia maligna de mama.
 
Na fase sintomática da doença, toda trabalhadora celetista poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como do benefício PIS/Pasep, este no valor de um salário mínimo e que poderá ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A trabalhadora também tem direito ao auxílio-doença e, em casos mais avançados, pode requerer a aposentadoria por invalidez.
 
Acompanhante - Caso a trabalhadora necessite de cuidados permanentes de outra pessoa, além da aposentadoria por invalidez, também tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, conhecido por Auxílio Acompanhante, conforme previsto na Lei nº 8.213/91. O valor adicional é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de forma vitalícia. Além disso, pode-se requerer na Receita Federal a isenção total do Imposto de Renda de Pessoa Física.
 
Para ter acesso a esses tipos de benefícios é necessário estar na qualidade de segurada da Previdência Social e passar pela perícia médica do INSS para comprovação da incapacidade de trabalho.
 
Redução da Mortalidade - Iniciado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a população feminina brasileira no controle do câncer de mama. Realizada todos os anos, a campanha é utilizada para compartilhar informações sobre o câncer, promover esclarecimentos, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.
 
Uma das estratégias é incentivar a realização do autoexame, um importante aliado no tratamento do câncer de mama em mulheres de todas as idades. Quando a doença é detectada nas fases iniciais, são maiores as chances de tratamento e cura.
 
O Inca recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Vacinação contra a Covid-19 - 20/09/2021
A vacinação contra a covid-19 prossegue em Varginha.
Parcelas de R$ 150 a R$ 375 - 20/09/2021
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (20), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021.
Maiores de 06 meses - 20/09/2021
Varginha continua ativa na campanha de imunização contra a Gripe (Influenza) e a aplicação acontece em cinco postos de saúde, uma vez que ainda tem doses disponíveis, para munícipes com 06 meses de vida ou mais.
Esporte - 20/09/2021
O Vulcão recebeu o Figueirense, de São João del Rei, no sábado (18), no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, mas o jogo ficou no 0x0.
Segundona do Mineiro - 19/09/2021
Após 3.939 dias, o Melão voltou a receber um jogo oficial do VEC - Varginha Esporte Clube, neste domingo (19), mas não foi do jeito que os 530 torcedores presentes esperavam.
Vacina contra a Covid-19 - 19/09/2021
A prefeitura de Varginha divulgou o cronograma de vacinação contra a Covid-19 entre os dias 20 a 25 de setembro. Confira abaixo o cronograma.
Após 10 anos de Varginha - 19/09/2021
Em 2016, o Boa Esporte foi campeão da Série C do Brasileiro, em Varginha.
Longe das competições nacionais - 19/09/2021
Com a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte não terá calendário cheio em 2022, isso porque o time terá apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro para disputar, já que neste ano também foi rebaixado no estadual.
Esporte - 19/09/2021
O Boa Esporte está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.
8h às 11h/13h às 17h - 19/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, deu início à vacinação antirrábica no último final de semana, em Varginha.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)