Notícias | Cidades
Virada Varginha apresenta o resultado de pesquisa sobre uso da linha férrea
Com assessoria | 01/10/2018 - 11:17:54
O público participante do festival 2018 compartilhou sonhos para cerca de oito quilômetros urbanos da via.
 
Planejada para mobilizar a população em torno de uma causa, a Virada Varginha 2018 teve como proposta repensar um novo uso para a antiga linha férrea. Durante três dias, cerca de cerca de 10 mil pessoas participaram das atrações culturais, ambientais, esportivas e artísticas. Uma das atividades realizadas durante a Virada foi uma pesquisa interativa quantitativa e qualitativa com o público circulante. Com cerca de oito quilômetros de extensão a linha cruza toda a cidade, da região da Praça da Mina no extremo norte até o sul às margens do rio Verde no bairro Damasco. Desde que foi desativada, a região no entorno dos trilhos iniciou um continuado processo de deterioração e de ocupação desordenada.
 
 
A coordenação da pesquisa foi da AC7 Arquitetura Colaborativa que desenvolveu um banner onde as pessoas colaram adesivos na superfície com mensagens com respostas a perguntas específicas. Os questionamentos buscaram conhecer o perfil dos usuários, primeiramente através de gênero, idade, escolaridade e naturalidade. O resultado apresentou uma maioria feminina, de jovens adultas, moradoras de Varginha, com índices de escolaridade médio a elevado. 
 
A pesquisa objetivou ainda,  conhecer  a relação da população com a linha férrea, se já frequentavam o espaço e para qual finalidade. O resultado apontou que grande parte já utiliza alguns dos trechos da via, principalmente na região central para shows, como por exemplo, a “Quinta da Boa Música”, na Estação Ferroviária. A maioria dos usuários mencionou morar nas proximidades, o que também justifica sua passagem pelo local.
 
Por fim, foi questionado o que o público desejaria que fosse feito com a linha férrea. Nesse ponto, uma grande parte opinou que gostaria que o trem voltasse a circular. Outros defenderam o uso como um circuito histórico e cultural. Parte dos entrevistados disseram ainda que os quilômetros ao longo da linha poderia ser usado como via de deslocamento não motorizado, como por exemplo, bicicleta, patins e skate. Dentre as manifestações escritas, se destacaram o desejo por mais atividades de lazer e cultura, principalmente para as crianças. Também foi manifestado a intenção de continuidade das ações realizadas durante o festival."Foi muito interessante perceber que parte da população enxerga várias e novas formas de uso para essa área da cidade. As respostas foram importantes para pensarmos juntos maneiras de tirar a linha férrea do esquecimento e dar vida ao trecho", destaca o coordenador-geral da Virada Varginha, Diego Gazola.
 
 
A Virada Varginha 2018 foi um festival não governamental de cidadania mobilizado pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050. Este ano, o evento teve a parceria estratégica do Sebrae, e foi viabilizada pela Pedreira Santo Antônio e Grupo Unis. Contou ainda com o apoio da RN, Moinho Sul Mineiro e da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha) e do Portal Varginha Online.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Aguardando novas doses - 01/08/2021
Nesta segunda-feira (02) é provável que não tenha vacinação da primeira dose contra a Covid-19. De acordo com a Prefeitura de Varginha, o município aguarda informações da Secretaria Estadual de Saúde sobre o envio de novas doses.
Covid-19 - 01/08/2021
A partir desta segunda-feira (2), as unidades de síndromes gripais do Barcelona e do Santana serão desativadas, em Varginha. De acordo com a Prefeitura de Varginha, a medida é devido a redução do número de atendimentos.
No sufoco - 01/08/2021
No sufoco, o Boa Esporte conseguiu buscar o empate, por 1 a 1, com o Rio Branco-ES na tarde deste sábado (31), no estádio do Melão, em Varginha, pela nona rodada do Grupo F da Série D do Campeonato Brasileiro.
Boletim coronavírus - 31/07/2021
Neste sábado (31), Varginha registrou 50 novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 22 homens e 28 mulheres.
Veterana goleou no 1° turno - 31/07/2021
A Caldense se prepara para encarar o Águia Negra no próximo domingo (1°), às 16h, no Estádio Ninho D’águia, em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul.
Agronegócio - 31/07/2021
Uma força-tarefa foi criada pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em apoio à busca de soluções para as perdas ocasionadas pelas geadas que vêm atingindo Minas Gerais.
Vacina contra a Covid-19 - 31/07/2021
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (30) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Combate à Covid-19 - 31/07/2021
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (30) o pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina CoronaVac ...
Entretenimento - 31/07/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, abre as inscrições de bandas para as apresentações nas lives do projeto 5ª da Boa Música durante o 2º semestre deste ano.
Esporte - 31/07/2021
Neste sábado (31), às 17h, o Boa Esporte enfrentará o Rio Branco-ES, no Estádio Municipal de Varginha (Melão), pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série D.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)