Notícias | Eleições 2020
Agência Brasil | 23/09/2018 - 21:33:12
TSE disponibilizará aplicativo que mostra apuração em tempo real
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil
Resultados das urnas eletrônicas estarão disponíveis no app (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil )
O aplicativo da Justiça Eleitoral, campeão de downloads nas eleições de 2014, já tem sua versão para 2018 e a expectativa é que novamente seja um recorde de acessos. Este ano, o aplicativo foi rebatizado para “Resultados 2018”.
 
A ferramenta é gratuita e a expectativa é que esteja disponível até o final de setembro para tablets e smartphones que operam com os sistemas Android e IOS.
 
Há quatro anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a plataforma foi disponibilizada apenas para aparelhos com sistema Android e foi chamada de “Apuração 2014”. O aplicativo foi baixado em 2,7 milhões de dispositivos.
 
Pesquisa
 
Pelo aplicativo, os eleitores poderão acompanhar a contagem dos votos em tempo real. É possível pesquisar desde o desempenho de um determinado candidato por meio de consulta nominal até um dado mais nacional.
 
Na tela da pesquisa, aparecerá, por exemplo, o quantitativo de votos para cada candidato com a indicação dos eleitos ou, no caso da disputa para governador e presidente da República, dos que irão para o segundo turno. Também é possível selecionar os candidatos favoritos e visualizá-los com destaque.
 
A ferramenta permite que o usuário selecione a abrangência que deseja acompanhar a apuração. Pode ser “Brasil” para a votação de presidente da República e “Estados” para acompanhar a votação para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.
 
O eleitor também poderá conferir o desempenho nas urnas do candidato a presidente em cada estado. Além de visualizar o número de votos, é possível acompanhar o percentual de apuração das seções e ainda compartilhar essas informações nas redes sociais.
 
Votos zerados
 
Os resultados são atualizados automaticamente e, ao final da apuração, serão exibidos os eleitos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. O candidato que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido.
 
Os votos para candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso não serão exibidos, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 16-A). O aplicativo não apresenta resultados da votação em trânsito nem da votação no exterior para o cargo de presidente da República.
 
Em decorrência da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília) no dia 7 de outubro, quando a votação do primeiro turno estiver encerrada em todo o território nacional.
 
Para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando o horário local.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Policial - 03/12/2020
Três homens foram detidos na noite desta quarta-feira (02), em Varginha, com drogas no bairro Imaculada Conceição.
Policial - 03/12/2020
Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira (02), em Varginha, durante mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Varginha.
De cortar o coração - 03/12/2020
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma crueldade praticada contra um animal.
Esporte - 03/12/2020
A instabilidade no departamento médico do Flamengo parece também estar afetando a forma como os técnicos do Flamengo estão conseguindo montar suas escalações para os jogos.
Geral - 03/12/2020
Será a partir do dia 07, segunda-feira a abertura das inscrições para o Curso de Assistente Administrativo 2021 do Programa Profissionalizante Adolescente Consciente (Propac).
Geral - 03/12/2020
Terminou a mais importante feira de Negócios e Ideias de Mobilidade do Brasil a NT-Negócio nos Trilhos Expo Xperience, que teve a coordenação geral da Revista Ferroviária com outros parceiros.
Loterias - 03/12/2020
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.323 da Mega-Sena
Geral - 03/12/2020
Desde ontem (02), mais de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem conferir a data de pagamento de aposentadorias, auxílios e pensões em 2021.
Aniversário de Minas - 02/12/2020
O desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, de D. João V, Rei de Portugal, marca o início da existência administrativa do território mineiro.
Post patrocinado - 02/12/2020
Ofertas válidas até 07 de dezembro ou até durarem os estoques.
Geral - 02/12/2020
A Eleição do Conselho Tutelar em Varginha, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - COMDEDICA, acontecerá neste domingo (06).
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco