Notícias | Cidades

Mistérios da Ufologia e da Astronomia integram a programação da Virada Varginha 2018

Com assessoria | 16/08/2018 - 11:41:00

Há vinte e dois anos Varginha ficou conhecida mundialmente. Desde o Caso ET a cidade passou a ser rota de estudiosos e aficionados por Ufologia e Astronomia que viajam até o Sul de Minas a procura de respostas sobre o fato.  Durante a Virada, o assunto também será tema de várias ações abertas ao público que quiser aprender um pouco mais sobre o Caso e sobre os mistérios e curiosidades do céu da região. 

Durante os dias do evento dois telescópios vão circular por alguns pontos da cidade, para que o público possa observar o sol, a lua e alguns planetas. Os equipamentos vão ser disponibilizados pelo Observatório Vaz Tolentino, de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Educação e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis– IPEARTES e SEDUCE-GO além do Observatório Centauro de Cambuquira. Os astrônomos João Marcos de Almeida Pinto e Raoni Vilhena vão acompanhar os observadores para responder perguntas sobre o tema. 

A Ufologia e Astronomia integram ainda a programação dos Cinemas de Rua. Na sexta no Parque Rinaldi 2 e o sábado no Carvalhos será exibido o desenho animado BugiGangue no Espaço, uma animação 3D intergalática que conta com a participação especial do personagem ET de Varginha. Já na plataforma da Estação Ferroviária, a exibição de vários documentários e reportagens sobre o Caso ET de Varginha e um debate com ufólogos será a oportunidade para quem quiser aprofundar no assunto. 

A Virada Varginha é um festival de cultura e promoção de conhecimento, por isso o céu e seus mistérios não poderia ficar de fora da programação. O coordenador-geral do festival, Diego Gazola observa que, embora o Caso ET tenha projetado a cidade para o mundo, poucas pessoas conhecem a fundo a história e o que é Ufologia e Astronomia. "Percebo na cidade, entre os moradores, um curiosidade grande sobre o Caso ET, mas com poucas chances de discutir o fato de forma séria e informativa, por isso estamos trazendo a temática para a Virada. Queremos também que as pessoas tenham a chance de olhar para o céu de uma maneira diferente ampliando consciência e conhecimento", destaca. 

ONDE PROCURAR: 

Na quinta (17):  os Observatórios permanecerão montados das 11h às 13h - no Calçadão da Wenceslau Braz.

Na sexta (18):  os Observatórios permanecerão montados das 11h às 13h  - Praça Getúlio Vargas e das 19h às 22h ao lado do Memorial do ET na Vila Paiva.

No sábado (18): na arquibancada do Estádio 7 de Setembro na rua Paraná das 19h às 22h.

BAIXE A PROGRAMAÇÃO DA VIRADA EM PDF

  
A programação completa da Virada Varginha pode ser conferida no site www.viradavarginha.com.brInstagram @viradavarginha ou ainda pelo Facebook /viradasuldeminas.
 
A Virada Varginha 2018 é um festival não-governamental de cidadania mobilizado pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050. O festival conta com parceria estratégica do Sebrae e é viabilizado pela Pedreira Santo Antônio e Grupo Unis. Conta também com o apoio da RN, Moinho Sul Mineiro e da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)