Notícias | Cidades

60% das residências de Varginha aderem a mudança da Coleta do lixo na primeira semana

Com assessoria | 13/08/2018 - 17:23:57
Nesta quarta-feira (8) teve inicio a Coleta Seletiva em todos os bairros de Varginha. Segundo a Prefeitura, nos dois primeiros dias, 60% das unidades residências aderiram a coleta.
 
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, o saldo foi positivo. “A conscientização das pessoas neste momento é  fundamental para o sucesso desta iniciativa. Estas primeiras semanas servirão para nos orientar das possíveis falhas que serão sanadas”, comentou Joadylson.
 
Reforçando a necessidade do engajamento da população, ousadia foi o termo usado pelo prefeito Antônio Silva para traduzir a iniciativa de ampliar a Coleta Seletiva para todos os 200 bairros da cidade.  “Neste momento necessitamos da conscientização das famílias varginhense, proprietários de estabelecimentos comerciais, industriários, enfim, de todos para termos êxito na separação do lixo”, disse o prefeito.
 
Antecedendo a mudança a Prefeitura de Varginha distribuiu cerca de 80 mil cartas de porta a porta, explicando detalhadamente a mudança.  Também foi colocado um carro de som percorrendo todos os bairros e veiculados informativos em rádios e TVs que tem sido parceiros da Prefeitura da Prefeitura.
 
Nos bairros onde a coleta de lixo acontecia às segundas, quartas e sextas-feiras, a Coleta Seletiva passará toda quarta-feira. Já nos bairros onde a coleta de lixo acontece às terças, quintas e sábados, a Coleta Seletiva passará toda quinta-feira. No Centro a Coleta Seletiva passará toda quarta-feira.
 
Nas quartas e quintas-feiras, dias da Coleta Seletiva,  não serão recolhidos lixos orgânicos. Mas atenção: todo tipo de vidro (garrafas, potes, etc...)  deverá ser descartado separadamente,  no dia do lixo orgânico.
 
Atualmente são recolhidos em Varginha 130 toneladas /dia de lixo, entre orgânico e reciclável.  Diante da dificuldade de separação, apenas  10% de reciclável vinha sendo direcionado a Cooperativa dos Catadores de lixo. Com esta mudança o secretário de Meio Ambiente, Joadylson Barra espera  atingir 50% de reciclável. Ou seja,  se hoje eram enterrados 4 mil, toneladas mês no Aterro Sanitário, este úmero cairá para a metade, aumentando a vida útil do aterro e a renda dos Catadores.
 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)