Notícias | Eleições 2020
Dilma defende CPMF e diz que Brasil não paga muito imposto
Jornal O Tempo | 08/08/2018 - 11:42:58
A fala foi feita durante a aula inaugural do curso “O impeachment de 2016 como golpe de Estado”, realizada pela Universidade Federal de Mimas Gerais (UFMG).
 
A ex-presidente e candidata ao Senado por Minas Gerais, Dilma Rousseff (PT), afirmou, na noite desta terça-feira (7), que o Brasil não paga muito imposto e defendeu a volta da CPMF – imposto que taxava transações financeiras. 
 
“Temos que parar com essa história de que no Brasil se paga muito imposto. Quem paga muito imposto é assalariado e classe média. Por isso acho muito grave não ter CPMF. A CPMF é em cima da transação financeira. Uma pessoa que tem transação de R$ 100 milhões de reais, paga 0,38% disso. Uma outra que tem transação de R$ 6 mil, paga  0,38%”, explicou.
 
A fala foi feita durante a aula inaugural do curso “O impeachment de 2016 como golpe de Estado”, realizada pela Universidade Federal de Mimas Gerais (UFMG). Na maior parte de seu pronunciamento, ela voltou a atacar o processo de impeachment e defendeu a necessidade de se discutir a questão.
 
Segundo Dilma, o impeachment teve como base de argumentação os subsídios dados a programas sociais. “Se não a pessoa nao conseguia comer, vestir, transportar e pagar o necessário para comprar a casa, é obrigação do Estado estar ali. E ainda falam em meritocracia. Se existe uma grande fake news no Brasil, é a tal da meritocracia”, afirmou.
 
Realizada na Faculdade de Educação da UFMG, a aula inaugural do curso teve presenca maciça de estudantes. Antes da entrada da ex-presidente no auditório, os presentes entoaram gritos de “Dilma senadora”. A organização do evento solicitou que não fossem feitos cânticos de conteúdo eleitoral por conta da legislação vigente.
 
Dilma argumentou que acha válido que o processo de impeachment seja de fato debatido. “Já viajei por diversas faculdades pelo mundo e ninguém estranha que exista um estudo aprofundado sobre o que aconteceu aqui. Um ministro ilegítimo da educação chegou a criar problema quando tentaram criar esse curto em outras universidades pelo Brasil”, disse a petista.
 
Ao todo, há 32 matérias de diversas áreas abordando o impeachment. Entre eles, uma argumentação jurídica contra o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do impeachment no Senado. A assessoria do tucano não quis se manifestar sobre a classe.
 
A petista também alfinetou os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Antonio Anastasia ao citar o chamado “choque de gestão”, citado pelos tucanos como projeto que ajeitou as financas do Estado. “Quando falarem que da pra fazer mais com menos, você podem rir. É a tese do tal choque de gestão. É lorota, faz como?”.
 
Durante a fala, a ex-presidente fez diversas ponderações sobre sua gestão. Ao falar sobre o Ministério Público, ela classificou o ex-procurador geral Geraldo Brindeiro como “engavetador, segundo a imprensa”, e disse que “cometeu o erro” de segue a lista tríplice do MP para indicar o PGR - fazendo referência ao ex-PGR Rodrigo Janot, autor de denúncias contra ela e o ex-presidente Lula, além de outros membros das gestões petistas.
 
Apesar do alto números de matérias presentes no curso, não há docentes favoráveis ao impeachment. Segundo o professor Thomás Bustamante, que coordenou o curso, as aulas favoráveis ao processo não foram organizadas porque, segundo ele, não há argumentos “jurídicos ou Morais” que não indiquem que o impeachment não tenha sido um golpe.
 
“Desde 2016 eu não ouvi nenhum argumento jurídico ou moral que mostre, que prove, que aquilo não tenha sido um golpe. Só escuto ódio e preconceito”, disse Thomás Bustamante.
 
Rival de Dilma na disputa ao Senado, a candidata Duda Salabert (PSOL) também esteve presente na aula inaugural. “Vim porque minha esposa estuda na universidade e queria assistir”, contou.
 
Segundo Salabert, a disputa por votos da esquerda contra Dilma sera curiosa, mas com argumentos. “Um dos focos será na questão ambiental. O governo Dilma foi um desastre nessa area, e só lembrarmos da construção da usina de Belo Monte”.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Em Guaxupé - 20/09/2021
Para ser reconhecida legalmente como formadora profissional de atletas uma entidade precisa cumprir os requisitos fixados no ordenamento jurídico, em especial aqueles previstos na Lei Pelé ...
No fim de semana - 20/09/2021
Mais um final de semana com graves acidentes registrados em rodovias do Sul de Minas causaram mortes e deixaram diversas pessoas feridas em trechos de várias cidades.
Post Patrocinado - 20/09/2021
Você trabalha a semana toda e não consegue ir ao banco ou a um credenciado da Caixa? Temos um recado especial para você!
Entretenimento - 20/09/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, divulgou nesta segunda-feira (20/09) a classificação final dos trabalhadores da cultura da cidade que serão contemplados com recurso da Lei Aldir Blanc.
Confira - 20/09/2021
O Brasil vive a sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos e, por isso, utilizar a energia elétrica de forma racional e sem desperdícios é essencial para ajudar o setor elétrico a passar por esse momento complicado.
Dia Mundial da Limpeza - 20/09/2021
Em conscientização do Dia Mundial da Limpeza, comemorado no último sábado, 18 de setembro, seis voluntárias realizaram uma ação de limpeza na Praça da Mina, no bairro Campos Elíseos, em Varginha.
No Círculo Militar - 20/09/2021
Neste mês de setembro está acontecendo as Olimpíadas do Círculo Militar, em Três Corações, e a equipe feminina adulta da Associação Varginhense de Futsal se sagrou campeã neste domingo na categoria de futsal.
No último sábado - 20/09/2021
Um homem, de 29 anos, foi detido na madrugada do último sábado (18), no Centro de Varginha, enquanto tentava arrombar a porta de um bar, na Rua Rio de Janeiro, na esquina com a Rua Coronel João Urbano.
Perto do Mercado do Produtor - 20/09/2021
Um vídeo que está circulando nas redes sociais nesta segunda-feira (20), mostra um grupo de pelo menos 07 vacas caminhando pelo cruzamento da Avenida Miguel Alves com a Rua Dr. José Bíscaro, próximo ao Mercado do Produtor, em Varginha.
Boletim coronavírus - 20/09/2021
Nesta segunda-feira (20), Varginha confirmou apenas 02 novos casos de Covid-19.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)