Notícias | Geral
18/06/2018 - 10:17:48
Varginha é a quinta cidade menos violenta do Brasil, aponta ranking divulgado pelo Ipea
Da redação
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
Varginha e Lavras são as únicas cidades entre as 10 menos violentas de Minas. (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Além de Varginha, Lavras é a outra cidade de Minas Gerais que aparece entre as 10 cidades com mais de 100 mil habitantes menos violetas do Brasil.
 
O Atlas da violência 2018 – Políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros, divulgado na última sexta-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), coloca Varginha entre as 5 cidades com mais de 100 mil habitantes que tem as menores taxas de mortes violentas do Brasil. A cidade de Lavras ficou na 7ª colocação.
 
Os dados do “Atlas da Violência 2018” revelam que a violência é menor em cidades de maior desenvolvimento humano. A análise dos 309 municípios com mais de 100 mil habitantes mostrou que as taxas de homicídios são superiores naqueles que concentram populações mais pobres, baixos índices de atendimento a crianças e adolescentes e mais casos de desocupação e de gravidez na adolescência. O Atlas fez um mapeamento das mortes violentas dos municípios brasileiros com população acima de 100 mil em 2016, com base nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.
 
Os números reforçam os contrastes entre as cidades que ficam nos extremos da tabela: Brusque (SC) e Queimados (RJ). Na primeira, a taxa de homicídios e mortes violentas ficou em 4,77 casos por 100 mil habitantes; na outra, o índice chegou a 134,9. Os municípios mais violentos se concentram nas regiões Norte e Nordeste.
 
No estudo, os pesquisadores frisam a necessidade de olhar a segurança pública de maneira mais ampla, não restrita apenas à atuação policial. Para eles, “a confusão sobre a produção do trabalho policial com a produção de segurança pública gera uma injustiça para as próprias organizações policiais, pois coloca toda a carga do problema sobre as mesmas.
Desse modo, quando a situação se deteriora, a responsabilidade recai sobre os ombros das polícias.” Esse processo, frisam, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos que não desenvolveram “um planejamento adequado e um plano de prevenção que componham uma política de Estado”.
 
As 10 cidades, com mais de 100 mil habitantes que tem as menores taxas de mortes violentas do Brasil:
 
1º - Brusque (SC) – 4,77
2º - Atibaia (SP) - 5,06
3º - Jaraguá do Sul (SC) – 5,38
4º - Tatuí (SP) – 5,94
5º -  Varginha (MG) – 6,75
6º - Jaú (SP) – 6,9
7º - Lavras (MG) – 6,92
8º - Botucatu (SP) – 7,09
9º - Indaiatuba (SP) - 7,22
10º - Limeira (SP) – 7,37
 
Confira o estudo completo em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no RSS.

Comente a Notícia!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)