Notícias | Educação

Vereador pede informações sobre encerramento de turmas do EJA e Câmara monta comissão para buscar soluções

Câmara Municipal | 12/11/2015 - 20:43:34
A reunião da Câmara de Varginha da última quarta-feira (11) contou com a presença de alunos do Ensino Médio, que estudam pela modalidade semipresencial no Cesu e que estão preocupados, pois foram informados que o Município terá que parar de oferecer as aulas, após uma determinação do Ministério Público.
 
Esses alunos acompanharam a apresentação de um requerimento do vereador Reginaldo Tristão sobre o assunto e ainda a formação de uma comissão da Câmara de Varginha que buscará soluções para o problema. “Como a oferta do Ensino Médio é uma prerrogativa do Governo do Estado, o Ministério Público determinou que a Prefeitura de Varginha pare de oferecer essas aulas, mas apesar de legal e legítima, essa decisão tem várias implicações que precisam ser resolvidas. Por isso apresentei meu requerimento solicitando informações sobre como esses alunos darão continuidade  ao estudo deles e como os outros, que encontram nessa modalidade a única forma de estudo, farão no ano que vem”, explicou o vereador Reginaldo Tristão.
 
De acordo com informações do requerimento do vereador Regional, atualmente estudam na modalidade EJA semipresencial 106 alunos na Educação Básica e 254 na Fundamental. E esses, daqui um tempo, precisarão cursar o Ensino Médio. “Todos estão muito preocupados com essa situação e com medo do Governo do Estado não assumir, já no próximo ano, essas aulas. Além de fazer esses questionamentos, eu também conversei com o Fábio Couto Brigagão, Diretor do CESEC de Machado e ele me informou que há possibilidade de se instalar uma unidade do Posto de Educação Continuada – Pecon – em Varginha, sendo administrado pelo CESEC Machado. Ele informou que precisa apenas da autorização e de formação de convênio com a Secretaria de Estado de Educação. Vamos aguardar para ver qual será a determinação da Secretaria de Estado da Educação”, disse Reginaldo.
 
Comissão da Câmara
 
Todos os vereadores ficaram sensibilizados com a situação vivida pelos estudantes e, de imediato, o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, determinou a formação de uma comissão de vereadores que irá trabalhar em busca de soluções para o problema. “Essa comissão  da Câmara buscará soluções juntamente com Ministério Público, Prefeitura de Varginha e Governo do Estado para podermos resolver o mais breve possível essa situação”, disse o presidente da Câmara.
 
As atitudes foram muito elogiadas pelo secretário da Casa, vereador Carlos Costa. “Quero parabenizar os vereadores Reginaldo Tristão, pela iniciativa de trazer à tona esse problema e buscar soluções para ele e, também, o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro pela ação tomada de forma objetiva e rápida. Fico orgulhoso por  trabalhar em uma Câmara como essa, com vereadores realmente comprometidos em promover ações positivas para a nossa população”, completou Carlos.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)