Notícias | Educação

Estudante do Colégio Marista Varginha é aprovado em Universidade de Portugal pelo Enem

Com assessoria | 20/02/2015 - 11:16:30
Com a chegada do 3º ano do Ensino Médio, o jovem precisa se decidir não só por qual graduação cursar, mas também que universidade estudar. As visitas técnicas a universidades brasileiras, a realização da Feira de Profissões e do Projeto Orientação para Escolha Profissional são algumas das atividades oferecidas pelo Colégio Marista Varginha com o objetivo de ajudar os educandos nesse momento importante.
 
Após o professor de História comentar em sala de aula que haveria a possibilidade de alunos brasileiros ingressarem em algumas universidades de Portugal por meio do Enem, o estudante Otávio Marques de Mendonça, formando do 3º ano do Ensino Médio em 2014, se interessou pelo assunto e percebeu que a Universidade de Coimbra oferecia essa forma de acesso e que possuía a graduação desejada: Arquitetura.
 
Ao assistir a um filme que se passava na Universidade de Coimbra (UC), Otávio sentiu vontade de estudar em Portugal e se inscreveu para o processo seletivo por meio de sua nota no Enem. No dia 24 de janeiro, ele soube de sua aprovação e, após conversar com seus pais, se matriculou na Universidade. 
 
Isso só foi possível após uma alteração na lei portuguesa em março de 2014, que passou a permitir o ingresso de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação. Em maio do mesmo ano, a UC fechou um acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para a utilização da nota do Enem em seu processo seletivo de graduação.
 
Segundo Otávio, o custo será quase o mesmo de estudar no Brasil, mas viu na UC uma oportunidade de fazer algo inusitado. “Lá poderei experimentar coisas novas, conhecer lugares diferentes e pessoas de outras nacionalidades e com isso adquirir uma bagagem cultural muito rica”, ressalta. Ainda de acordo com o estudante, o diploma de Arquitetura é válido no Brasil, não havendo a necessidade de uma prova para atuação no país, o que o deixou ainda mais atraído pelo curso. 
 
A Universidade de Coimbra está entre as 400 melhores faculdades segundo o ranking mundial - University World Rankings - feito pelo instituto QS (Quacquarelli Symonds Limited), em que também se encontram as universidades brasileiras USP, UNICAMP e UFRJ. O formando ainda frisa outro ponto positivo da graduação que é o Mestrado Integrado em Arquitetura. “Em cinco anos, concluirei a graduação e o mestrado, fato que no Brasil demoraria mais tempo”, afirma. 
 
Quando perguntado ao formando se ele aconselharia outra pessoa a fazer o mesmo, a resposta foi positiva. “Se, mais do que conquistar um diploma, a pessoa estiver disposta a experimentar coisas novas e enriquecer culturalmente, eu aconselho, pois boas oportunidades de estudo também podem ser encontradas fora do Brasil”, finaliza.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)