Notícias | Eleições 2024

Prefeitura de Varginha será investigada

Jornal O Tempo | 14/09/2012 - 12:27:51

A Câmara de Vereadores de Varginha, no Sul de Minas, abriu, ontem, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) contra a prefeitura da cidade. O motivo foi uma denúncia recebida pelo Ministério Público há dois meses sobre o processo licitatório para a reforma do trânsito de Varginha, que prevê mão-única no principal corredor de acesso ao município. Um inquérito civil foi instaurado por suspeita de superfaturamento e direcionamento do edital. A ação doi impetrada pela promotora Eliane Oliveira Claro.

"Foram apuradas falhas no processo licitatório, desde a escolha errada do tipo de compra na publicação. Há indícios de um direcionamento, por requisitos excessivos, como exigências de marca", afirmou a promotora. Eliana pediu a suspensão imediata da obra e requereu à Polícia Federal a instauração de um inquérito policial para investigar a suspeita de formação de quadrilha.

Procurado pelo O Tempo, o atual prefeito e candidato à reeleição Eduardo Carvalho, o "Corujinha" (PT), disse que não recebeu nenhuma notificação judicial e que não iria comentar o assunto. Se notificado, o petista afirmou que fará os esclarecimentos necessários.

Campanha. O assunto caiu na campanha. O candidato do PSOL, Antônio Francisco Martins, o "Kiko", disse que se for eleito irá abrir uma auditoria pública para apurar as contas da prefeitura. "As maiores armas contra a corrupção são a transparência e a participação do povo", enfatizou.

Durante um debate na TV Alterosa, na noite de terça-feira, Kiko chegou a dizer que suspeita de superfaturamento nas obras da prefeitura.

Na ocasião, Corujinha pediu direito de resposta e disse que o concorrente tentava atacar os servidores municipais. "Os funcionários do setor de compras são técnicos, profissionais, eu fico doido quando alguém tenta me atingir, mas ataca os servidores", disse. Kiko rebateu: "Dá pra ver a olho nu que algumas obras em Varginha são superfaturadas, pelo alto valor e porque não ficam prontas nunca", atacou.

Procurado pela reportagem, o democrata Renato Paiva preferiu não comentar o caso. "Não tenho conhecimento da ação da promotora, prefiro esperar para ver o que aconteceu. Antes disso não gostaria de falar sobre o assunto", disse.

Já Antônio Silva (PTB) que é advogado disse que é preciso ser prudente na avaliação de uma ação judicial com esse nível de gravidade. "Politicamente, a gente lamenta que isso esteja acontecendo em Varginha".

Por Marcus Madeira

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)