Notícias | Eleições 2024

Eleições 2012: Ex-prefeito sai na frente e lidera disputa em Varginha

Jornal O Tempo | 09/06/2012 - 18:44:56

O petista Corujinha registra a maior rejeição entre os pré-candidatos

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre 26 e 30 de maio, em Varginha, mostra o ex-prefeito Antônio Silva (PTB) na ponta da corrida pela prefeitura. Ele aparece com mais de 50% dos votos em todos os cenários montados pelo levantamento.

No primeiro cenário, em que constam todos os possíveis candidatos, o petebista tem 53% das intenções de voto. O atual prefeito, Corujinha (PT), registra 21,9%. Renato Paiva (DEM), empresário e ex-secretário de Indústria, tem 10,5%.

No segundo cenário, somente com os nomes de Antônio Silva e Corujinha, o ex-prefeito obtém 58,5% das intenções de voto. Corujinha aparece em segundo lugar com 25,1%. No terceiro cenário, sem o nome de Antônio Silva, Corujinha lidera, com 32,6% da preferência do eleitorado, seguido por Renato Paiva, com 26,5%.

No quarto cenário, sem o nome de Corujinha, Antônio Silva consegue seu melhor desempenho, com 63,4%. Renato Paiva tem, nessa situação, 15,8%.

Chama a atenção, no terceiro cenário, em que o nome de Antônio Silva é suprimido do levantamento, o número de entrevistados que afirmam que não querem votar em ninguém - 28,9%. Nos outros três cenários, a opção por ninguém é sempre igual ou inferior a 12,5%.

A situação do ex-prefeito petebista fica ainda mais confortável ao se analisarem os dados da rejeição. Entre os três pré-candidatos, Antônio Silva tem a menor rejeição, 10,7%. Renato Paiva é rejeitado por 14,4% dos entrevistados e 39,1% afirmam que não votariam em Corujinha de forma alguma. Para 18,6% dos pesquisados, é possível votar em todos os nomes apresentados. Já para 7,1%, a disposição é de não de votar em nenhum deles.

Espontânea. Na modalidade do levantamento em que não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos - a espontânea -, a liderança de Antônio Silva permanece. Ele é citado por 23.9% dos pesquisados. Esse também é o percentual de entrevistados que afirmam ainda não conhecer os candidatos. Dizem que não pretendem votar em nenhum candidato 17,4%. Outros 9,1% estão indecisos ou não sabem em quem votar.

O prefeito petista Corujinha foi lembrado por 12,1% dos entrevistados. O vereador Verdi Lúcio de Melo (PSDB) é a opção de 3,6%. O empresário Renato Paiva foi citado por 3,2%, enquanto o vereador Leonardo Ciacci (PP) é o escolhido de 1,4%.

Avaliações. A pesquisa DataTempo/CP2 também ouviu a população de Varginha sobre os governos federal e estadual. Ambas as gestões são bem-avaliadas na cidade. O governo federal é considerado muito bom por 8,5%. Outros 54% o classificam como bom, e 27,9%, como regular.
O governo estadual é muito bom para 5,5%. Recebe conceito bom de 55,1%. Para outros 23,9% dos entrevistados, a gestão estadual é regular.

Estatísticas

Coleta. Foram realizadas 500 entrevistas em Varginha entre 26 e 30 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é 00083/2012.

Gestão municipal é reprovada pela maioria

De acordo com a pesquisa DataTempo/CP2, a gestão do prefeito Corujinha (PT) é desaprovada por 57,9% dos entrevistados. Outros 39,5% aprovam a gestão.

Os principais motivos da desaprovação são não atuar bem na área da saúde (32,8%) e não administrar de forma correta (24,9%). Falta de asfaltamento e pavimentação (10,6%) e não-cumprimento das promessas de campanha (6,5%) também aparecem na lista dos principais motivos de reprovação da atual gestão de Varginha.

Segundo o levantamento, 4,2% dos entrevistados classificam o governo municipal como muito bom. Outros 23,9% o consideram como bom. Para 27,7%, a gestão é regular. Avaliam a administração como ruim, 24,3% e, como muito ruim, 18,6%. (CK)

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)