Notícias | Entretenimento

Pio XII estreia Festival Artístico-Cultural Estudantil com a cantora Luciana Andrade

Com assessoria | 28/10/2010 - 12:06:57

O Colégio PioXII entra em cena com a primeira edição do Festival Artístico Cultural Estudantil (Face), evento que acontece de 26 a 28 de outubro, a partir das 19h, no Auditório Professor Leopoldo Veiga Marinho. Uma maneira de descobrir talentos, ampliar o universo de conhecimento dos alunos através da experimentação do fazer artístico por meio da música, dança, teatro, cinema e artes visuais, valorizando e fortalecendo a integração entre aluno, escola e família. O Face tem a honra de contar com a presença da cantora varginhense Luciana Andrade, que atualmente reside em São Paulo e está em cartaz com o musical “Era uma vez - Into the Woods”, onde interpreta a personagem Cinderela.

O Face é um projeto idealizado pelo professor de Artes Paulo Henrique Rosestolato. De acordo com ele, as mudanças ocorridas pela Lei de Diretrizes de Bases (LDB) nº 9.394 de 1996, que instituíram a exclusão do termo “Educação Artística” dos currículos escolares e incluíram a disciplina “Arte”, em suas linguagens específicas (música, teatro, artes visuais e dança), promoveram alterações significativas no que se pensa e se faz hoje nas escolas. Essas mudanças levaram a repensar as especificidades que existem em cada linguagem, e também as respectivas metodologias e conteúdos a serem trabalhados de forma mais eficaz e saudável em sala de aula, despertando o interesse pelas diversas artes por parte dos alunos. É pensando nas rápidas mudanças socioculturais do mundo contemporâneo e da própria Arte que o Colégio Pio XII lança a primeira edição do Face.

E nada melhor na estreia de um novo evento que o prestígio de uma grande estrela. Luciana Andrade é conhecida nacionalmente pela participação vencedora no reality show Popstar (SBT), que culminou na formação do grupo Rouge, sucesso teen do início desta década. Antes disso, a cantora chegou a ser universitária do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Sul de Minas. A apresentação acontece nesta terça-feira (26), a partir das 19h, no Auditório do Colégio (Av. Cel. José Alves, 256 - Vila Pinto).

A presença de Luciana Andrade deve inspirar ainda mais as crianças e adolescentes do 6º ao 9º anos do Fundamental e os jovens do Ensino Médio, além de seus familiares diretos (pai, mãe, irmãos, avós, tios, padrinhos). "Educação e Arte sempre caminham de mãos dadas. Elas se completam, se alicerçam, se alavancam. Só quem constrói a educação a partir de valores que reforçam tradição, sensibilidade, criatividade e cidadania tem condições de transformar o mundo. Fazer arte é registrar sorrisos, mudanças, progressos e se preparar para um futuro mais promissor”, explica Paulo Henrique.

O festival visa incentivar o interesse e o respeito pela arte como elemento de cultura e cidadania, oportunizar o desenvolvimento das múltiplas formas de manifestação de inteligência, de liderança e de competências e habilidades específicas, possibilitar o envolvimento saudável dos alunos em trabalhos cooperativos, atividades grupais com metas coletivas, iniciativas, decisões e responsabilidades individuais, incentivar e descobrir novos talentos, abrir espaço para valores artístico-culturais e divulgar e ampliar o conceito de arte à comunidade escolar e seus respectivos familiares.

As semanas que antecederam ao Face foram marcadas por muitos ensaios e simulação das apresentações. Os participantes concorrem nas modalidades Dança, Teatro, Música, Cinema, Performance (malabarismo, acrobacia, poesia, dublagem, etc.) e Artes Visuais (caráter de exposição). Em cada apresentação, os alunos serão avaliados por uma comissão julgadora composta de 7 membros. A premiação será concedida nas categorias Desempenho, Originalidade, Criatividade, Destaque, Produção, Organização e "Minha Família é Show". Os números serão apresentados em grupos com no mínimo 5 integrantes. Veja a programação:

Programação
Terça-feira, 26 de outubro de 2010
19h – Abertura e show com Luciana Andrade
19h30 às 21h30 – Apresentações dos Alunos do 6º ao 8º Anos do Ensino Fundamental
(Show de intervalo entre uma apresentação e outra – apresentação de familiares, sorteio, cenas humorísticas...)
21h30 – Apresentação Cultural

Quarta-feira, 27 de outubro de 2010
(Exposição de pinturas em tela e artesanatos em geral)
19h – Abertura Artística: Elétrica Banda Show
19h15 às 21h15 – Apresentações dos Alunos 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio)
(Show de intervalo entre uma apresentação e outra – apresentação de familiares, sorteio, cenas humorísticas, etc)
21h15 – Apresentação Cultural

Quinta-feira, 28 de outubro de 2010
18h30 - Música ao vivo com artista local convidado (Hall)
19h – Abertura Artística: Cida Bá
19h15 – Making of: Ensaios e Apresentação
19h30 – Premiação e entrega de Certificados
20h30 – Encerramento

O projeto visa alcançar os objetivos com o envolvimento de todos os alunos do Colégio Pio XII, tendo por finalidade abrir perspectivas, novos horizontes, ampliar o universo do conhecimento artístico e novas esperanças para os talentos existentes na escola, além de promover a integração entre a comunidade escolar. Desta forma, a instituição estará consolidando um movimento artístico e cultural de caráter popular entre aluno, escola, família e comunidade. Valorizar a arte da escola é a maneira mais certa de contribuir para o resgate dos valores culturais. Para Paulo Henrique, o Face é um caminho. "A arte é, inegavelmente, um instrumento propulsor de transformações sociais. Na medida em que os artistas tiverem oportunidade de se promoverem, também promoverão a sua comunidade e, consequentemente, a cidade em que vivem", atesta o professor.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)