Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Natal diferente
16/12/2007

Pouso Alegre também sofre com o excesso de publicidade indevida

Casario Art déco teve suas janelas descaracterizadas

A grande novidade nesse ano, o Cantinho Ecológico

Santuário do Imaculado Coração de Maria

- Estou orgulhoso de minha tia e de suas amigas em Pouso Alegre.

- Sobrinho coruja, é? E posso saber por que toda essa euforia?

- Elas estão conseguindo sensibilizar a comunidade para que o Natal da Cidade seja uma festividade alegre e que, sobretudo, contribua para a conscientização de todos da necessidade de preservação do meio ambiente para um mundo sustentável.


 Vera Rennó, uma das idealizadoras da Casa do Papai Noel de Pouso Alegre

- Como assim! O que foi que elas fizeram?

- Já te digo! Se não fosse o empenho das três idealizadoras – Vera, Cleita e Cláudia – e o apoio de empresas da cidade, como a Unilever, a tradicional Casa do Papai Noel corria o risco de não ser realizada neste ano...

- É verdade?

- Claro! Tudo foi definido e montado em apenas quinze dias! A Prefeitura Municipal cedeu o espaço, e a antiga Estação Ferroviária a infra-estrutura, além de funcionários para montar a iluminação, fazer a limpeza, etc.

- E como é que funciona?


Detalhe da imponente Catedral do Bom Jesus

- Bom, ao adentrar na Casa do velhinho, o pequeno visitante já ganha um gorro, para entrar no clima natalino. A partir daí, os ambientes se sucedem – capela e presépio, sala de visitas, oficina de brinquedos, suíte, cozinha, e a novidade: o cantinho ecológico em que a criança assiste a um vídeo e é presenteada com uma muda de ipê, árvore símbolo do Brasil.

- Que interessante essa proposta ecológica!

- E mais: antes de sair da Casa, a criança preenche uma cartinha para o Papai Noel, porém, em vez de pedir presentes, a proposta é que eles mencionem como irão contribuir para a melhoria do planeta. Um sorteio posterior oferecerá um videogame ao contemplado.

- Acho tudo isso bárbaro, mas gostaria de fazer uma sugestão para o próximo ano.


 Oficina de brinquedos

- Chi, já começou de novo! Qual é a genial sugestão?

- Pensar menos no Papai Noel, nos brinquedos, na festividade como algo apenas para se divertir, e levar a população, por meio da figura do velhinho bonachão, a descobrir a história e as origens de Pouso Alegre.

- Dê um exemplo!

- Ora, por exemplo, divulgando que o Arraial de Bom Jesus de Mandu tinha esse nome...


Rua 4 no bairro Jatobá será piloto no projeto “Se essa rua fosse Nossa” em Pouso Alegre

- Ah, isso eu sei! Sei também que por ali chegou um corajoso senhor chamado João da Silva, que iniciou o povoamento da região. Havia ouro por aquelas bandas, onde aventureiros buscavam fortunas e terras virgens a serem exploradas. E isso, acredite, não faz tanto tempo, não! Apenas 150 ou 200 anos, quando a Mata Atlântica ainda reinava soberba naquelas paragens...

- Pois é! O problema é que a cidade também cresceu demais, desordenadamente, sem planejamento, sem projeto paisagístico, e muitos casarões e edificações antigas foram tombadas, literalmente!

- Pouso Alegre também é outra vítima da poluição visual. Em sua principal avenida na região central, a Doutor Lisboa, outdoors e luminosos emporcalham a fachada de casarios centenários!


Quarto do Papai Noel

- Porém, ainda existem alguns locais aprazíveis, como a Catedral do Bom Jesus, belíssima e elegante; o Mercado Municipal, local de encontro e de bate-papo; o Museu Histórico Tuany Toledo; sem contar as pessoas, que são acolhedoras e gentis nessa comunidade interiorana mineira.

- Tomara que, para o próximo Natal, a temática seja Minha Cidade, Nossa História, Nosso Povo, Nossa Gente.

- Adorei! Vou falar com elas. Feliz Natal, Pouso Alegre

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)