Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Intestino preso
29/10/2007
Constipação intestinal, intestino preso ou prisão de ventre são vários nomes para um mesmo problema, que atinge muitas pessoas. E pior: gera fortes dores e desconforto. Mas por que isso acontece?

Algumas vezes, por conta do corre-corre da vida moderna, nos alimentamos mal e não fazemos exercícios, que é importante para a boa circulação do sangue e tem também o estresse emocional que naturalmente gera um estresse físico que causa o desequilíbrio em toda a fisiologia do corpo incluindo aí a prisão intestinal.

Mudança no estilo de vida é geralmente a saída mais eficaz.

Muitas pessoas têm dificuldade em saber se o seu intestino está ou não funcionando normalmente.

Como regra geral, mulheres que vão ao banheiro menos de três vezes por semana podem se considerar com intestino preso.

Para homens, menos de cinco vezes indica mau funcionamento do intestino.

Entretanto, se você se alimenta de forma correta, faz exercícios regularmente, mas só vai ao banheiro de dois em dois dias e não tem dores abdominais ou desconforto, não precisa se preocupar. Cada pessoa tem seu próprio ritmo metabólico.

Existem casos em que o uso de medicamentos é indicado, mas são poucos e devem ser acompanhados por médicos, pois a ingestão de certas substâncias de modo indiscriminado pode agravar ainda mais o problema.

Embora uma reeducação possa demorar algum tempo, os resultados acabam sendo melhores e mais duradouros em relação ao uso de laxante.

Você já deve ter visto uma propaganda de iogurte que lança um desafio de 15 dias... Funciona assim: você toma durante 15 dias o iogurte indicado e seu intestino volta a funcionar, se isso não acontecer, a empresa devolve seu dinheiro.

Mas se reparar bem no canto do vídeo aparece escrito: Tenha uma alimentação saudável e pratique exercício físico, ou seja, o iogurte funciona sim, mas com boa alimentação e exercícios.

Resumindo: iogurte é saudável e todos têm lactobacilos que ajudam a regularizar a flora intestinal, mas por si só não resolve o problema.

Dicas para melhorar o funcionamento do seu intestino

Para melhorar o funcionamento do seu intestino comece dando preferência para produtos integrais como arroz, pão , massas, além de aveia e farelo de trigo, como têm boa quantidade de fibras eles estimulam a atividade intestinal e dão sensação de saciedade por mais tempo. O farelo de trigo, em particular, aumenta e amolece o bolo fecal.

Prefira leite e derivados com destaque para o iogurte, porque os lactobacilos presentes nesse alimento recuperam a flora intestinal.

Com relação as frutas, o abacaxi contém uma substância que irritada a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos, já a ameixa-preta possui um componente de efeito laxativo muito eficiente.

Mas também vale comer laranja com bagaço, mamão, pêra, figo, uva, mexerica e kiwi. Abuse dos sucos feitos com um ou mais tipos de fruta como mamão com laranja, beterraba com laranja e cenoura... não coe e quando possível, procure consumir com casca.

Vegetais – prefira os crus como alface, acelga, agrião, rúcula entre outros...

Feijão, ervilha, grão de bico também ajudam bastante num bom funcionamento do intestino, além de sementes de linhaça, nozes, amêndoas, castanhas, amendoim ...

Para casos mais urgentes, quando o intestino ficar sem funcionar alguns dias, experimente as seguintes dicas:

Salpique uma colher de chá de semente de linhaça em meio mamão papaia e coma em jejum de manhã ou bata no liquidificador 01 copo de leite gelado com meio mamão papaia e 04 ameixas secas e tome em jejum pela manhã ou ainda ferva por 15 minutos 01 xícara de água filtrada com 06 ameixas-pretas secas. Retire o caroço e bata no liquidificador. Tome esse suco acompanhado de gomos de laranja sem tirar aquela casca branca que fica em volta. Mas atenção, se os sintomas não diminuírem , procure um médico.

Crie uma rotina. Ir ao banheiro sempre no mesmo horário deixa o nosso corpo acostumado e estimula o intestino a funcionar melhor.

Beba muita água. O intestino absorve água e para que as fezes não fiquem duras e ressecadas, dificultado sua expulsão e causando dores, é preciso beber no mínimo 1 litro e meio de água por dia, comece bebendo um copo grande pela manhã em jejum.

Vá ao banheiro quando sentir vontade. Não segure a evacuação durante viagens, no trabalho, em festas. Pessoas que costumam evacuar somente em casa têm mais problemas de prisão de ventre porque ao inibir o reflexo da evacuação, este diminui, e fica difícil criar um hábito intestinal.

Na dúvida, procure um nutricionista!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)