Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Mangue Seco dá o aviso! 
23/10/2007

Entre o rio Real e as dunas encontra-se o povoado de Mangue Seco

-Estou ansioso. Desta vez, desejo ir diretamente de São Paulo para Mangue Seco, na Bahia. Aterrisso em Salvador e, dali a pouco, me encontrarei na pitoresca cidadezinha...

- Alto lá! Você está cometendo dois equívocos.  

- Quais são eles? 


O fotógrafo Pedro Lima prepara o esconderijo para a documentação das aves migratórias

Para captar imagens e registros da desova, um trabalho minucioso

 Métodos rudimentares visam controlar o movimento das dunas

Construída no século XIX, a Igreja do Bom Jesus dos Navegantes

- Mangue Seco não é uma cidade e, sim, um distrito do município de Jandaíra.

- Qual é o segundo equívoco, "Senhor Sabe-tudo?"

- A sua localização. Mangue Seco não se encontra “dali a pouco”, mas a cerca de 250 quilômetros de Salvador, sendo a última praia baiana, acessível de barco a partir de Pontal, no vizinho Estado de Sergipe.

- Tudo bem, seu estraga-prazeres! Mesmo assim, estou certo de que encontrarei o que busco: ar puro, sol, céu azul-turquesa, mar de águas límpidas, peixe fresco, água de coco, tranqüilidade... E muita paz!


Professor Carlinhos ensina capoeira aos seus discípulos

- Sim, porém Mangue Seco é muito mais... Antes, vou lhe contar um pouco sobre a história e a geografia da região. Certamente você não se decepcionará! Junto à foz do rio Real, nas ondulações mutantes das areias alvas e finas, você ficará deslumbrado com a paisagem onde, há cerca de 450 anos, chegaram, provavelmente muito exaustos, os padres sobreviventes de um naufrágio ocorrido naquela costa atlântica.

- Sei disso! Surgiu, assim, a Vila de Santa Cruz da Bela Vista, não foi?


Movimento constante das dunas asfixia a centenária gameleira

- Exato! Consta também que, em 1930, um "mini-tsunami" fez submergir em poucos minutos várias edificações que lá existiam. Foi dramático! Como em Caraguatatuba, há alguns anos, e em Lisboa, capital portuguesa, no século 18. São fenômenos naturais que...

- Pare! Não fuja do assunto desta semana. Continue a falar sobre Mangue Seco!

- Certo! Desde que ali foi gravada, em 1989, a novela Tieta do Agreste – baseada no romance homônimo do  grande escritor Jorge Amado – e cuja principal personagem foi encarnada pela então sensual e sedutora  Beth Faria, milhões de brasileiros passaram a conhecer as curvas sinuosas das dunas de areia da região e as da bela atriz, que se encontrava no auge de sua exuberância física! O Brasil inteiro encantou-se por aquele lugar paradisíaco.


 Por causa das mudanças climáticas, o mar avança sobre os coqueirais

- Nossa! Eu me recordo, mesmo! Também assisti àquela novela...

- Pois é! Só que as recentes e amplamente divulgadas mudanças climáticas estão ameaçando seriamente aquela região.

- Como assim?

- A praia de Mangue Seco já avançou continente adentro mais de um quilômetro nos últimos anos! O mar botou abaixo parte de uma fazenda produtora de coco e sua sede. Hoje restaram somente alguns coqueiros para contar a história.

- Nossa!


Cotidiano das criança de Mangue Seco: brincar na areia em uma vida saudável

- Além disto, emergiu em pleno mar aberto um extenso banco de areia, que foi apelidado de Ilha da Sogra. Virou um refúgio seguro para as aves migratórias que para lá se dirigem para nidificar.

- Isto é muito interessante! Não imaginava que existia...

- Existe sim! E há profissionais que acompanham minuciosamente todas as etapas da reprodução dessas aves. É o caso do ornitólogo e fotógrafo Pedro Lima, um apaixonado por aves que eu tive a oportunidade de acompanhar durante uma expedição ao alvorecer até a Ilha da Sogra.


Na imensidão da praia, o bugue é uma opção de passeio

- Isto sim, é um sonho! Chego a sentir uma pontinha de inveja perdida no labirinto da minha imaginação, sabia? Até consigo imaginar você caminhando tranqüilamente pelas ruas, em terra firme e areia, com a sola dos pés livres de calçados asfixiantes, gozando assim do privilégio de estar em uma das regiões mais fascinantes deste País. Por lá, o Oceano Atlântico  acolhe a chegada das águas dos rios Sagüim, Piauí, Priapu, Guararema, Fundo e Real e, generosamente, oferece abundância de peixes e frutos do mar para o sustento dos pescadores e de suas famílias, e para o deleite também dos visitantes...

- Larga de ser bobo, sô! Esquece um pouco do trabalho e vamos embora pra Mangue Seco!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)