Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Brasília: uma moça desleixada
18/08/2007
- Fiquei impressionado com Brasília! Parece uma moça malvestida, descuidada, embora ainda esbelta.

- Compreendo o seu sentimento. A Capital Federal tem belas curvas, porém peca na maquiagem: calçadas esburacadas, postes tortos em locais inadequados, sujeira pelo chão, jardins malcuidados e muita poluição visual.


Catedral Metropolitana de Brasília, inaugurada em 1971

Mais do que nunca, a justiça está cega

- Pois é! Uma lástima! O projeto vencedor do concurso para o Plano Piloto de Brasília era o mais inovador, dentre os 26 que foram apresentados.

- Fico imaginando a ansiedade e expectativa do engenheiro Lúcio Costa

– um gênio brasileiro que dosava sua personalidade entre a sofisticação francesa e a humildade brasileira – e do arquiteto Oscar Niemeyer, que viria a projetar os principais edifícios da futura cidade. Acho que, bem no íntimo, eles sabiam que renovariam o pensamento arquitetônico e urbanístico brasileiro...


A bandeira brasileira, presença constante na vida do brasiliense

Funcionário faz manutenção na torre da Catedral

- A antiga tradição de capitais brasileiras litorâneas – com Salvador e Rio de Janeiro – estava prestes a ser rompida com a transferência da sede do governo para o Planalto Central, um sonho acalentado desde o tempo de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, que, em 1821, propôs a criação de uma cidade no Interior do País que se chamaria Petrópole, em homenagem a D. Pedro I, Imperador do Brasil, ou Brasília.

- A idéia foi dele, porém, quem levou a fama...


Turistas do mundo inteiro visitam Brasília

Inspiração barroca no Interior da Catedral

- Foi quem tirou a idéia do papel –Juscelino Kubitschek, um mineiro astuto, político voraz, candidato à Presidência da República que, em 1955, durante um comício na cidade goiana de Jataí, prometeu aos brasileiros construir a futura capital, caso fosse eleito.

- Rapaz, imagine a loucura! Em apenas 4 anos, de 1955 a 1960, toda a cidade foi construída! Dezenas de prédios públicos e de habitações! O Palácio da Alvorada, o Aeroporto, a Igreja Nossa Senhora de Fátima – a “Igrejinha” –, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional, os Ministérios, a Granja do Torto...


Criatividade e ousadia de Niemeyer nos anos 60

Senado Federal

- Das regiões áridas do Nordeste, da esgotada Minas Gerais, dos Estados do Sul e do sertão de Goiás seguiram milhares de pessoas rumo ao Novo Eldorado, em busca de uma vida menos sofrida! Eram os candangos!


Vista da Esplanada dos Ministérios no mês de julho

- Pois é! Alguns desses pioneiros hoje são senadores, donos de companhias aéreas, grandes empresários, políticos corru...


Linhas futuristas no traço de Niemeyer

- Calma! Não comece! Continuemos a falar desta capital exuberante, porém imatura, cujo envelhecimento e descaracterização ameaçam um dos mais reluzentes patrimônios da humanidade.

- As pessoas que vivem em Brasília têm sobre si um céu estonteante, e um horizonte que nos acompanha constantemente, seja qual for o local onde nos encontramos.


Brasília, uma cidade estonteante

Um momento espetacular no final do dia

- Mas você não está considerando as cidades-satélites, não é mesmo?

 - Não, não estou! Isto é assunto para um outro dia, e que merece reflexão e uma crítica árdua! Falta planejamento, organização, limpeza, charme visual e estética. Um caos!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)