Coluna | Expressão
Fabricio Serafim
34, é economista e ativista social em Varginha-MG, escreve às quintas-feiras neste espaço, no jornal Correio do Sul (Varginha) e no Jornal do Estado (Pouso Alegre).
Droga Lícita ou Tóxico Ilícito?
09/08/2007
Hoje estou em Andradas... Uma linda cidade, há uns 30 quilômetros de Poços de Caldas! Um lugar onde viveria, se um dia resolvesse sair de Varginha (o que acredito não ser o caso). Terra de móveis "assinados" e de vinhos... Inúmeras adegas, industriais e artesanais...

No final da tarde, fui para o hotel, alojei-me, e pensei: "-Vou experimentar um vinho da cidade, aproveitando o finalzinho do inverno..." Acendi um cigarro, liguei o televisor e o noticiário regional informava a prisão de um dos maiores traficantes de cocaína da Colômbia, Juan Carlos Ramírez-Abadía, nesta manhã de terça-feira, em um condomínio fechado do município de Aldeia da Serra-SP. Paralelamente, a Polícia Federal "estourava" um esconderijo da quadrilha, chefiada pelo traficante, no Brasil. Um sítio muito bem montado, aqui pertinho de nós, em Pouso Alegre.

Logo fiz a conexão... Álcool, tabaco, anti-depressivo, cocaína, maconha, doce, heroína, êxtase, lança-perfume. Drogas lícitas e ilícitas, com semelhanças e contrastes.

Álcool e tabaco, vendidos abertamente, em qualquer botequim, com as bençãos do governo, que lucra milhões em impostos oriundos deste negócio. Drogas tão letais e, ainda assim, permitidas. O cigarro, provocando dezenas de doenças e rombos nos cofres da saúde pública e o álcool, desestruturando milhares de famílias, levando milhões à morte, por doenças, por males no trânsito... Drogas legais, às quais qualquer criança ou adolescente tem livre acesso!

Calmantes, tranqüilizantes, anti-depressivos e emagrecedores, algumas vezes prescritos e - sempre - facilmente comprados em qualquer farmácia, em qualquer cidade, sem qualquer exigência, mas contando também com a benevolência de comerciantes, lucrando com o comércio e a benção governamental que daí, inclusive, tira sua lasca!

Honestamente, fico em dúvida sobre a questão! Será que a pressão contra o tráfico não é apenas o combate ao escoamento de recursos e impostos? Será que, com a legalização (vejam bem, legalização e não liberação) das drogas, hoje ilícitas, não haveria menos homicídios, provocados pela guerra em busca do controle das "bocas"? Será que com a banalização do comércio destes entorpecentes, não haveria redução da quantidade de usuários? Será que, mesmo com a corrupção que sabemos existir, os prováveis impostos provenientes das drogas atualmente ilegais não seria melhor aproveitado pelo governo do que pelos traficantes?

São apenas conjecturas. Não me julguem antecipadamente! Não tenho opinião formada a respeito! Mas creio que cabe a discussão!

Tenho muitos amigos fumantes, estes, sim, viciados... Vários que bebem, socialmente ou pela sociedade inteira, mas nenhum deles "declaradamente" alcoolatra...

Tenho amigos que fumam maconha. Conhecidos que cheiram cocaína. Por diversão ou porque curtem mesmo, regular ou esporádicamente... Tenho companheiros que, de vez em quando, tomam um comprimidinho pra animar a balada... E não acredito que qualquer deles seja conivente com o financiamento da violência. Nenhum deles concorda com o enriquecimento de traficantes e assassinos. Nenhum deles presta solidariedade à bandidagem.

Não vou citar dados, mesmo porque, não os conheço... Mas famoso é o exemplo da Holanda... Quem nunca ouviu falar?

O objetivo, hoje, é gerar falação! Quero aprender com a opinião de todos vocês. Quem é contra? Quem é a favor?

E, enquanto espero suas ponderações, me dêem licença! Estou doido pra fumar meu cigarrinho e tomar minha taça de vinho...

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)