Coluna | Prosa Caipira & Cia
Sátiro dos Reis
Jornalista e Filósofo caipira formado nas barrancas do Rio Verde, é contador de causo e gosta duma boa pescaria de beira de rio. Jura de pé junto que em vidas passadas já foi violeiro, peão boiadeiro e sanfoneiro nordestino. Atualmente cultiva abobrinhas, e outras sátiras a mais, no terreno fértil do humor descompromissado e da livre imaginação. * Preste atenção: qualquer semelhança com fatos ou pessoas pode não ser mera coincidência, hein!
Di oiô na mandioca!
01/08/2007
“Olê muié rendera, olé muié rendá, tu mim sina fazê renda quieu ti insino a namorá”... Si nu pan tivesse cumpetição di mandioca, o campeão tava ondi? Divinha? Acertô! Im Varginha. Num falei qui adispois quis os Etê chegaro puraqui deu di acontecê uns fenômino meistranho pressas banda, além é craro dus anarfabetu ambientar qui polui inté a arma dusotro. Intão, num a di vê qui no nosso arrair das cantanduva, um hómi coieu uma mandioca qui media mais di cinco metro, puis é, deu no jornar, na rádio i na epêtv. Todo mundo querenu vê a mandioca do hómi, num sei comu o acontecido num foi pará no fantásticu, acho qui o pobrema foi o horário né, cumé qui elis ia mostrá a mandioca do homi no horáriu nobri, inda mais cum cinco metro. Cumadi Jandira bem qui fico assanhada prá modi vê a mandioca do hómi, dissi qui ia dá pá fazê muita tapioca e inté cuzcuiz... “Sei não, acho quiela tava era mar intencionada cum a mandioca do hómi”, dissi o Cumpadi Hilário. Já o Cumpadi Jonas, qui virô envangélicu daqueis bem sarna, deu di dizê qui a mandioca do hómi era sinar dos tempo di apocalipisi. Cumpadi Irineu, do arto da sua inteligença, sôrto sua filosfia: “ Mandioca boa é a vassorinha, cresci rápida i si dismancha na panela i na farinha”. Eitá caipira dusbão! Inda por cima sabi das letra!

Debuiá o trigu... Contá um causo proceis, disqui já era di madrugadinha quanu o larápio entrô no quintar da casa i bem di quétinhu foi tentanu arronbá a porta dos fundo. Mais, anssim quieli começo a futuca a fechadura, iscutô uma voiz falano bem baixim: “ Jesuis tá ti oiano...”. O capiau si assustô, oiô pros lado i no iscuro num viu nada. Continuô tentanu romba a porta, i mais uma veiz oviu a voiz qui dizia: “ Jesuis tá ti oianu!”. Mei qui sem intedê nadica di nada, e inté querditanu qui tinha ovido arguma coisa, vortô a futuca a fechadura da porta, i mais outra veiz iscutô: “Jesuis tá ti oianu!!!”. Só qui dessa veiz eli apercebeu dondi vinha a voiz i cendeu a lanterna pá vê qui diaxo era aquilo, i viu no canto da varanda dendumagaiola um papagaio, liviado do medo, coxixô pro bicho: “ Intão ocê qui é o Jesuis né, bicho linguarudo!”. I Num a di vê qui o danado do papagaio arrespondeu: “Ieu sou o Judas!”. O mocorongo do gatuno, inda priguntô prô papagaio: “Uai! I quem é o loco qui bota nómi di Juda num papagaio?”. O loro inté bateu asa i arrespondeu: “Uai, o mesmo loco qui deu o nomi di jesuis pro pitibul...”. Puis é, andu di vagá pruqui já tivi pressa... As veiz a vida di gatuno, principarmenti na roça, num é das mais facir, né! Cada um si adefendi cumo podi né! Uma veiz inté um cumpadi meu pois na portera do rancho uma praca das maió prá módi sustá uns gatuno qui andava robanu nas redondeza. Na praca tava iscrito: “Cachorro brabo é poco, aqui ladrão vira osso”. Si funcionô? Uai, inté essi perciso momento nem um larápio disventurado adentrô o rancho deli.

Pior quisso foi o incontro di dois caipira mentiroso dimais da conta lá das banda do Córgodoro. Mintira poça é bobage! Inda mais adispois di tê tomanu umas cangibrina daquelas di virá usóio na venda do Juca. A istória começo quanu Vitinhu, um caipira marrentu pur dimais da conta, dissi, cum ar di sabichão, prô cumpadi Arceu: “Óia, lá na minha terra tem uma arve qui tem prá mais di uns quatrocento médi artura”. Arceu, oiô ispantado: “É memo! Cê tá é doido cumpadi, essi trem num inzisti”. Cunversa vai, cunversa vem, i os dois ali matraqueano, inté qui num mais qui derrepenti cumpadi Arceu falô: “Cumpadi Vitinhu, ocê sabi qui lá das terra dondieu vim tem um passarim duns 40 médiartura, o bicho é inguar dessis elefanti qui tem no circo!”. Cumpadi Vitinho cuspiu no chão i discunjurô: “Ocê tá é zanganu di mim, cumpadi, essi bicho num inzisti di jeito manera, i si inziztissi ondi é qui eli ia posá?”. “Uai cumpadi, vai posá lá na sua arve”, rematô cumpadi Arceu. Toma mais quentãozim i vê si ri um tanto bão, hein!

Tava ieu lá comenu um pexim frito no bar do cumpadi Arnesto, quando deu a notícia di qui uns cubanu tinha fugido do pan prá pedi abrigo no Brasir. Nem bem cabô a notiça, cumpadi Hilário começo a ri di soluça, nóis tudo ispantadu i eli rinu pra mais di metro. Sem sabê o qui fazê, priguntei preli: “Tá rinu di quê hómi di Deus?”. Adispois di argum tempo eli arrespondeu: “ Uai, sô! Oceis num ouviro a notíça? Essis cubanu é muito burro sô! magine fugi pra pedi abrigo nu Brasir, será qui num tinha lugá meió não!”. Uai genti, pensano bem nóis tem é que ri, num é memo?

Òia, nessa minha vida di viramundo ieu já vi quasi di tudo, já vi mula sem cabeça, boi tátá, saci pererê, muié barbada, boto tucuxi, fantasma di toda ispéci, morto-vivu, vivu-morto, político si fazeno di morto pra bocanha o voto dos abobado, extraterresti intão nem si fala, só im Santumé já vi uns tantu, i já vi tamém otros tantu di genti cum os tique maestranhu. To falanu tudo isso pra módiquê asturdia tava ieu ali nu bar do cumpadi Raú, im Treis Ponta, i oiei, vamu dizê anssim, um caipora dum tomadô di cana bem diferençadu. Si oceis tão instranhano podi dechá quieu ixprico gorinha memo. Ieu ali oiano i o manguacento qui cada veiz quia tomá um gole da mardita tapava u nariz. Fui ficano istriladu cum aquilo i num guentei, cheguei lá bem pertim deli i pringuntei purcausdiquê eli tapava u nariz na hora di bebê. Oceis nim imagina o quieli mi arrespondeu, cum a maió cara de abespadu eli ixpricô qui tapava u nariz só pra num senti o chero da pinga: “ sacumé né, o chero da pinga mi dá água na boca, i eu gosto dimais da conta dela bem purinha...”. Ara, quem mando ieu mi metê na bebeção dusotro, né!

Mudano diassunto, oceis sabi qui nóis é caipira manum é bobo, né! Intão tava aqui quentano friu na bera du fogão di lenha i pensano, cusmeu botão i meu isquero di queroseni, na tão falada leidatração, aquela qui di tão véia o pessoar tá nunciano cumo segredu! E num a di vê qui cheguei a concrusão qui di tantu o jornar ia trevisão falá mar dus pobrema dus eroporto, cabô atraino o contececido cum u avião da tan! Possinté tá errado, mai qui conteceu, isso conteceu. Cumpadi Irineu, o filósfo cá das nossa banda du riu verdi, otimista qui só eli, inté concordô cumigo, mais dissi qui queria vê si a trevisão gastassi o memo tempo qui fala dus eroporto falanu dus qui passa fome i num voa, si a miséria cabava di veiz. Falei preli quisso já era querê dimais, seria inté um milagri, imbora pra leidatração tudo é possiver! Tar comu mi contô cumadi Zoraidi qui perdeu u marido purcausdibebida, o coitado foi tropeladu pur um caminhão di cerveja! Hehehehe!

Si oceis gostarô num sei, ieu já tô gostano muito, manda um emeio pra nóis ou prô Yorkuti(sem víru), quieu tô ino quentá u friu cumendu uns pinhão assadu na brasa cum quentão di vinhu. Já ixprimentô? Inda não? Ô coitadu! Prestenção! Cumpadi Irineu é quem diz: “ Si ocê prantá ispinhu num vai coiê mandioca”. Nóis é bão di filosfia tamém! Larga meu pé, muquirana! Sô brasileiro, uai! Nóis votô mainóis xinga. Quem polui o meiambienti acaba cum a vida da genti. Pópará di polui, sujão! Òia os musquito da dengui! Tempocabô! Nóis é ôro, tamém!

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