Coluna | Expressão
Fabricio Serafim
34, é economista e ativista social em Varginha-MG, escreve às quintas-feiras neste espaço, no jornal Correio do Sul (Varginha) e no Jornal do Estado (Pouso Alegre).
Cultura sem lar
16/05/2007
Quantas cidades brasileiras têm uma programação cultural popular como Varginha? Pouquíssimas, podemos garantir.

Festivais de cinema, teatro, poesia, música, charges e caricaturas espalhados pelas praças; exposições de arte e artesanato no foyer Aurélia Rubião e na Estação das Artes; dança de rua, shows e capoeira na Concha Acústica; gastronomia nos bares, botecos e restaurantes; um museu que, além de um acervo fixo, conta com exposições regulares sobre imigração, raças, religiosidade, história da escrita e da moeda...

São inúmeros os eventos e os espaços dedicados à arte e à cultura e isto não ocorre por acaso. É fruto de um trabalho dedicado da classe artística local, dos educadores e do poder público. As conseqüências, são uma população interessada, que gosta de aprender e apreciar tudo o que está à sua disposição e um empresariado que apóia, com patrocínios e substituição tributária, fomentando cada dia mais estas iniciativas, que vêm para ampliar a qualidade de vida e a visão crítica do nosso povo, preservar nossa memória e enaltecer nossos talentos.

Mas não são apenas flores... Durante anos, temos acompanhado com pesar o Theatro Capitólio com suas portas fechadas, privando-nos de apreciar espetáculos teatrais e musicais que outrora eram tão comuns e tão bem vindos! Há muitos anos observamos a decadência física do Cine Rio Branco que, tombado com louvor pelo IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – , após uma manifestação que marcou época, sob o nome de “Movimento dos Sem Tela”, tornou-se nada mais que uma parada de ônibus e uma saudosa lembrança para milhares de cidadãos, que freqüentaram aquele magnífico espaço, aquela verdadeira “Casa de Cultura”. Mais recentemente verificamos, com satisfação, a retomada da Estação Ferroviária, abrindo suas portas para os artesãos locais, mas em condições precárias, tão decadente quanto antes, pouco instigando a curiosidade da população, que esperava um espaço revitalizado e restaurado.

Prédios que fazem parte de nossa história ou que abrigaram durante décadas a cultura, hoje encontram-se decrépitos... Um borrão na memória do mais velhos e uma interrogação na cabeça dos mais jovens.

A cultura em Varginha caminha pelas ruas. E isto é muito bom! Permite o acesso de todos à arte. Contudo, caminha mas não tem onde parar. Não tem abrigo. Não tem lar! Não tem teatro público, não tem cinema público, não tem uma galeria, um grande espaço público para receber exposições e shows em ambiente confortável!

Passa da hora de vermos a seqüência de todas as boas atitudes percebidas até então! Tarda o dia em que poderemos todos, em traje de festa ou de pés descalços, assistir uma peça teatral em um verdadeiro teatro do povo. Custa a chegar o momento em que assistiremos a exibição de um filme nacional ou de circuito alternativo em uma gigantesca tela, em uma monumental sala de cinema. Demora muito o instante em que apreciaremos obras de arte e artesanato, pinturas, desenhos e esculturas em um espaço digno da criatividade e do interesse de todos nós.

O que esperamos, cobramos e queremos – inconformados que somos -, é mais e mais espaços destinados ao aprendizado, à cultura e à diversão!

Afinal, como diria Florbela Espanca: "O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes um exaltado, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!"

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)