Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
O que é o brasileiro?
27/04/2007

Para quem mora isolado, o radinho de pilha é o grande companheiro 

A rede ocupa o lugar da cama nas casas dos habitantes dos rios

Desde criança os ribeirinhos aprendem a se equilibrar na canoa
- Como você definiria o brasileiro de hoje?

- Um ser consumista, freqüentador de shopping centers, internauta, apressado, afoito, angustiado pelas contas a pagar.


O cotidiano ribeirinho está integrado aos rios da Amazônia

- Espera aí! Sobre quem você está falando?

- Sobre o brasileiro, ora bolas! Não foi o que me perguntou?

- Sim, mas você não conhece a realidade de outros brasileiros, aqueles que vivem próximo à natureza, que...

- Como assim?

- Os ribeirinhos, por exemplo, no vasto território amazônico!


Comunidades como a de Santa Rita do Murituba, em Parintins(AM) participam de um projeto de preservação das tartarugas tracajás

 - Pelo que sei, no dicionário da língua portuguesa a definição de ribeirinho é: “Que se encontra ou vive próximo a rios ou ribeiras; marginal; justafluvial”; “Que anda ou vive pelos rios ou ribeiras”.

- Pois é, meu caro! Esses seres heróicos vivem uma realidade muito distante e diferente daquela na qual se encontra grande parte da população brasileira, que convive com cenários urbanos inóspitos, selva de concreto e tapetes de asfalto. Suas vidas, dos ribeirinhos, estão em harmonia com o mundo das águas. A alimentação é sadia – peixe fresco, farinha e legumes. Nada de colesterol...


Onde a estrada não chega, a canoa é o principal meio de transporte
- Por se encontrarem tão isolados de tudo, não seriam comunidades desorganizadas?

- Ledo engano o seu! Os líderes estão alertas para a questão ecológica e a necessidade de preservação dos rios, seu meio de vida. Representam competentemente os seus companheiros e lutam pela integração no grande cenário brasileiro.

- Mas e as distâncias?

- Lá por cima, em terras e águas amazônicas, o cotidiano se apresenta de outra maneira. Quando ocorre o alagamento, no período das chuvas, o gado é transportado para terra firme, evitando assim que seja tragado pelas cheias. As hortas são plantadas elevadas, sobre estacas e pranchas de madeira, para que os legumes e verduras possam crescer acima do nível do rio.

O rio assegura o alimento de cada dia

- E o celular?

- Celular?! Meu amigo, este instrumento raramente funciona por lá! A comunicação se dá, apropriadamente, através das “ondas” do rádio. São os sinais radiofônicos que anunciam à população os eventos cotidianos – chegadas e partidas, nascimentos e mortes, mensagens de amor, recados, cantorias, informações regionais e do mundo exterior... Enfim, o rádio é um dos meios de interação mais competentes e importantes daquelas lonjuras! 


Nas escolas rurais, alunos de várias idades estudam juntos em uma mesma classe


- Eles estudam?

- Sim! De maneira heróica! As aulas acontecem numa mesma classe, que abriga estudantes de várias idades e que se encontram em diferentes estágios de aprendizagem.

- Existe algum projeto ecológico do qual participem as comunidades?

- Sim! Um bom exemplo é o “Pé de Pincha”, iniciativa da Universidade Federal do Amazonas e do IBAMA, que visa à preservação das tartarugas tracajá. Todos contribuem. E as tartaruguinhas agradecem!

- Eita! Isso, sim, é que é Brasilzão!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)