Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, minha querida Parintins!
21/03/2007

O mais belo Festival cultural do Brasil ocorre em Parintins 

“Sob a bênção da Virgem do Carmo
Parintins se desdobra e reluz 
Ao afago do Rio Amazonas
Em cima do Sol e da Cruz”.

- Uau, virou poeta?!

- Não! Estou relendo a letra do Hino Municipal de Parintins.

- Já sei. Era uma vez...

- Sim, era uma vez um português chamado José Gonçalves da Fonseca, que, em 1749, descobriu a fantástica ilha amazônica...

- É a data de fundação da cidade?

 


Expressões artísticas dos habitantes

Paisagens inesquecíveis de um Brasil natural

- Não! Em 1769 um grupo de pessoas, entre exploradores e escravos, instalou-se na localidade, dedicando-se então às atividades pesqueiras e à plantação de cacau. Tupinambarana, Vila Nova da Rainha, Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, Vila Bela da Imperatriz, Parintins... Nos dias de hoje, o município de Parintins faz limite com o Estado do Pará e com os Municípios de Barreirinha, de Urucurituba, e de Nhamundá. Um Mundo a ser descoberto!

- Como???


Por 24 horas percorremos o Rio Amazonas para chegar a Parintins

A rotina de trabalho na maior hidrovia brasileira 

- Tome coragem! Desligue seu celular. Deslize pelo Rio Amazonas em um navio de porte médio e deixe-se encantar pelos sons da mata e das águas, pelas nuances de perfumes e aromas que volteiam pelos ares, e pelos matizes coloridos da Floresta Amazônica debruçada sobre a imensidão do maior rio do mundo! Relaxe! Passe quatorze, dezesseis, dezoito ou vinte e quatro horas – o que for necessário – apreciando a Natureza, enquanto navega pelo maravilhoso trajeto fluvial que vai de Manaus, capital amazonense, até a ilha encantada de Parintins.

- Fico sonhando!


Turistas e viajantes usufruem do Rio Amazonas

Centenas de embarcações levam visitantes e curiosos a Parintins

- Não fique, não! Mantenha-se acordado! Ao desembarcar, estique suas pernas e caminhe pelas ruas da pacata cidade. Preste atenção aos detalhes. Ali vivem almas-artistas. Pinturas-murais, esculturas em cimento representando mitos e lendas amazônicos, sons musicais e melodias cantadas, além do rico artesanato em juta, palha e outros elementos naturais, constituem parte do rico patrimônio de Parintins.


Alegoria do Festival de Parintins
A arte popular se expressa de maneira ingênua e elegante

- E o Festival Folclórico?

- É um capítulo à parte. Nunca vi nada igual em toda minha vida! É um espetáculo inesquecível de ritmos, cores, coreografias, alegria esfuziante, vibração! É uma encenação de tal forma envolvente que as pessoas que dela fazem parte se transfiguram como que por artes de alguma divindade da floresta! De tão bela e contagiante, a apresentação chega a nos elevar quase que a um estado de transe. É surreal! É magnífico! Amo o Caprichoso e adoro o Garantido!


Parintins ainda não descobriu o tesouro de seus artistas

Um universo peculiar cheio de soluções e de encantos

- Puxa! Você anda mesmo muito caprichoso em seus arroubos, não é verdade?

- Sem dúvida! Isto que você diz é garantido!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)