Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Importância das vitaminas lipossolúveis
23/02/2007
Vamos falar agora das vitaminas lipossolúveis. Só pra relembrar, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) precisam da gordura para serem absorvidas e armazenadas no nosso corpo. Vamos começar nossa série pelas vitaminas A e D.

A vitamina A tem uma grande importância no combate aos problemas visuais e na proteção da visão. Ajuda na manutenção da pele e dos tecidos, além do desenvolvimento dos ossos. É essencial para a resistência às infecções. Atua também nas funções de crescimento e reprodução.

A ausência desta vitamina pode causar a cegueira noturna e a xeroftalmia, que significa "olho seco", entre outros problemas oculares. Se a doença não for tratada pode evoluir para a perda da visão.

A falta da vitamina A pode trazer também maior suscetibilidade a infecções, deixar a pele seca, escamosa, áspera e ainda ocasionar anormalidade óssea, além da diminuição do apetite e do paladar.

Encontramos vitamina A nos alimentos de origem animal como fígado, gema do ovo, leite integral, manteiga, creme de leite e queijos, óleo de fígado de bacalhau e atum. E também nos alimentos de origem vegetal: as hortaliças e as frutas, sendo as mais ricas as de cor amarelo-alaranjado, como: cenoura, moranga, abóbora madura, manga, mamão e também aqueles de coloração verde-escuro, como; mostarda, couve, agrião e almeirão.

Já a vitamina D atua no desenvolvimento e na manutenção dos ossos e dos dentes. Exerce papel importante junto à secreção de insulina, na reprodução e defesa do organismo.

A ingestão inadequada de vitamina D está associada aos problemas nos ossos, como a osteoporose, já que ela ajuda o corpo a absorver o cálcio dos alimentos e depositá-los nos ossos e dentes.

A falta de vitamina D pode causar o raquitismo, que é uma deformação óssea que afeta as crianças e a osteomalácia, que afeta o adulto, conduzindo a dores ósseas e fraturas.

Encontramos vitamina D nos peixes gordurosos como: arenque, salmão, sardinha e bacalhau, na gema do ovo, no fígado, no leite e nos produtos lácteos.

Na próxima edição vou continuar falando sobre vitaminas lipossolúveis. Será a vez de conhecer um pouco mais sobre as vitaminas E e K. Até lá!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)