Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Re-educação alimentar, sacrifício que vale à pena
21/03/2006
Nesses tempos modernos as pessoas têm pressa, precisam ganhar tempo e acabam optando por alimentos fáceis e rápidos de preparar ou, então, fazem suas refeições fora de casa trocando o almoço por salgadinhos, sanduíches, doces, refrigerantes e outros tipos de produtos nada saudáveis. Os fast-food ganham cada vez mais espaço por serem mais baratos e se aproveitam do belo visual e do gosto agradável para conquistar o consumidor. Mas será que essa troca vale a pena? Você pode até ganhar tempo, mas até quando seu organismo irá resistir?

É preciso moderação para consumir esse tipo de alimento, caso contrário, as conseqüências não serão nada agradáveis. O exagero leva doenças sérias como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia.

Nesse sentido, a educação nutricional tem papel importantíssimo. Associada a outros fatores, significa vida longa e saudável. O ideal seria trazer bons hábitos alimentares desde a vida intra-uterina: a mãe tendo uma alimentação equilibrada, nutrindo bem o futuro bebê e, transmitindo a ele, após o nascimento, costumes saudáveis.

Mastigar bem os alimentos, não comer assistindo à televisão ou realizando outra atividade simultaneamente, fazer as refeições em lugar tranqüilo, repousando os talheres sobre a mesa enquanto mastiga os alimentos são apenas algumas dicas para uma boa educação nutricional. Além disso, é imprescindível educar o organismo alimentando-se a cada três horas, fazendo cinco ou seis refeições por dia: café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, além de evitar ingerir líquidos durante o almoço e o jantar, não “pular” as refeições e procurar se alimentar sempre nos mesmos horários.

Faça de suas refeições um momento agradável e prazeroso, fuja da monotonia, varie os alimentos, dê preferência a verduras e legumes frescos e frutas da estação – esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam a prevenir doenças.

Outra atitude saudável é beber água corretamente. A água é um componente fundamental para o perfeito funcionamento do organismo. Tome pelo menos dois litros por dia.

Leia sempre o rótulo dos produtos para conhecer os ingredientes usados na fabricação deles e saber prazo de validade, as informações nutricionais e outros detalhes relevantes. Na dúvida, consulte o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponibilizado obrigatoriamente pelos fabricantes.

Trocar hábitos ruins por práticas mais saudáveis pode ser difícil por gastar tempo e exigir dedicação e disciplina, mas os bons resultados justificam o esforço. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre alimentação, consulte um nutricionista.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)