Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Alimentação equilibrada para uma vida mais saudável
22/02/2006
Estima-se que metade das mortes por doenças vasculares e um terço dos cânceres poderiam ser prevenidos com uma alimentação equilibrada e saudável nos primeiros anos de vida. É o que afirma Liliam Cuppari, no livro “Nutrição Clínica no Adulto”, de 2005. Daí a importância da Nutrição, ciência que estuda os alimentos e sua ação sobre nossa saúde.

Os nutrientes são divididos em macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Envolvidas na formação e manutenção das células e dos tecidos do corpo e órgãos, as proteínas também ajudam no processo de cicatrização de ferimentos. Estão presentes nas carnes, aves, peixes, ovos, feijão, leite, queijo, iogurte, entre outras fontes.

Já os carboidratos são fontes primárias de energia e funcionam como “combustíveis” para movimentos como andar, correr, falar, respirar, trabalhar, vestir e para os exercícios físicos. Não devem ser consumidos em excesso, pois nosso organismo irá transformar em gordura todo o carboidrato que não for gasto. São alimentos ricos em carboidrato: arroz, massas, pães e doces, por exemplo.

Os lipídeos são fontes secundárias de energia que influem na manutenção da temperatura corporal, além de transportar vitaminas. Dão sabor às preparações e garantem a sensação de saciedade. Estão presentes nos óleos, manteiga, azeite e alimentos de origem animal e devem ser consumidos com moderação.

As vitaminas, por sua vez, são essenciais na transformação de energia, intervêm na regulação do metabolismo e favorecem as respostas imunológicas, dando proteção ao organismo. Podem ser obtidas nas frutas, verduras, legumes e alguns alimentos de origem animal (leite, carnes e fígado, dentre outros).

Os minerais favorecem a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular. Participam na manutenção do equilíbrio ácido-básico: sistema que controla os níveis de acidez do organismo. Os mais conhecidos são o cálcio, ferro, magnésio, zinco e o iodo, presentes nas frutas, verduras, legumes e em alguns alimentos de origem animal.

Sabe-se que o único alimento completo é o leite materno, para crianças de até seis meses de idade. Nenhum outro contém nutrientes na quantidade certa para atender às necessidades do organismo humano. Por isso é importante variar os alimentos e consumi-los na quantidade adequada. Uma alimentação balanceada, ou seja, incluindo todos os grupos de alimentos, previne doenças e é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)