Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
Comer intuitivo: 5 primeiros princípios
01/05/2021

O termo “comer intuitivo” está relacionado à uma abordagem que possui o objetivo de auxiliar a criar uma relação saudável com a alimentação, corpo, mente e com as emoções. Através de 10 passos podemos melhorar nossa relação com a comida sem que ela se torne uma “recompensa” por dias ruins, dificuldades ou emoções negativas. Nesse artigo falarei sobre os 5 primeiros princípios do comer intuitivo.

1. Rejeitar a mentalidade de dieta

Esse princípio diz sobre como é fundamental não seguir padrões alimentares impostos pela sociedade ou pela mídia ou se privar de alimentos a fim de perder peso. Você deve ser o protagonista da sua alimentação e do seu corpo e ao rejeitar a mentalidade de dieta vamos nos afastando dos conceitos de “proibido” e “permitido” e da visão da alimentação como recompensa.

2. Honrar a fome

Não é necessário comer de 3 em 3 horas, mas também não devemos ficar longos períodos em jejum. Para honrar a fome é necessário estar conectado com o corpo e saber identificar quando estamos com fome física e quando estamos saciados ao se alimentar. Nosso corpo dá sinais e é nosso dever respeitá-los.

3. Fazer as pazes com a comida

Não existe alimento proibido ou permitido dentro de uma alimentação equilibrada. O ideal é manter uma rotina saudável e não julgar determinados alimentos pelo seu aspecto, com isso não idealizamos nada como uma recompensa ou castigo. Assim, evitamos entrar em ciclos de restrição e compulsão/exagero.

4. Desafiar o policial alimentar

O policial alimentar pode ser uma pessoa com quem você convive, mas também pode ser sua própria mente. Os pensamentos de culpa e julgamento podem gerar reações do tipo “tudo ou nada”. Quando pensamos em comer algo que gostamos, mas nos julgamos por ser um alimento calórico ou nos sentimos proibidos a isso estamos dando espaço para o nosso policial alimentar tomar conta da nossa alimentação. O ideal é não se julgar ao sentir desejo por algum alimento ou ao consumi-lo.

5. Sentir a saciedade

Do mesmo modo que devemos honrar nosso sinal interno de fome, também devemos honrar nossa saciedade. Esse princípio requer de nós atenção e calma ao realizar nossas refeições, sem distrações, para que possamos nos conectar com o nosso corpo e percebermos quando estamos saciados.

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