Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
Segurados do INSS devem ficar atentos para evitar golpes
23/07/2020
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm relatado o recebimento de ligações de pessoas que se passam por atendentes da Central 135, o canal telefônico oficial do Instituto. Nessas ligações, são solicitados os dados pessoais ou número do benefício. Caso isso aconteça, o INSS orienta a não confirmar esses dados e a entrar em contato com a Central 135.

Essa orientação é muito importante, visto que o INSS começou, no último dia 15, a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135 ou SMS (mensagens de texto no celular). Através desse serviço, o segurado é informado sobre a pendência no requerimento e sobre a necessidade do envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

É preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Toda documentação solicitada, para cumprimento da exigência, deve ser enviada exclusivamente pelo Meu INSS.

Também é importante destacar que só é solicitado o envio de documentação complementar, para cumprimento de exigência, aos segurados que já entraram com algum pedido de benefício no INSS, como auxílio-doença, aposentadoria ou pensão por morte, por exemplo. A exigência somente é solicitada pelo INSS, quando, ao analisar um benefício ou serviço, identifica a necessidade de documentos complementares para a conclusão da análise.

Canais remotos - A Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. O melhor horário para se ligar é após às 18h e aos sábados. O Meu INSS pode ser acessado através do endereço gov.br/meuinss ou através de aplicativo para celular. Em caso de dúvidas de como utilizar o Meu INSS, acesse: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/ 

O INSS lembra ainda que todas as suas agências encontram-se fechadas, com retorno gradual do atendimento presencial previsto para ocorrer a partir de 3 de agosto. Antes de se dirigir a uma unidade, confirme se o atendimento presencial retornou: ligue na Central 135 ou visite o Portal www.inss.gov.br.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)