Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
Benefícios do iogurte natural
26/06/2020
O iogurte natural é um alimento fonte de proteínas e de cálcio. Sua fórmula é basicamente composta por leite fermentado por bactérias. Sua combinação com frutas ou sementes é uma excelente escolha para lanches e nos sustenta por mais tempo do que quando comemos uma fruta isolada. As fibras presentes nas frutas são capazes de auxiliar a regular nosso intestino e promover a saciedade, as sementes ou castanhas também nos auxiliam na saciedade e os lactobacilos presentes no iogurte auxiliam na saúde da nossa microbiota, ou seja, na nossa saúde intestinal.

A inclusão do iogurte natural na alimentação de pessoas intolerantes a lactose, geralmente, não causa reações adversas, pois os lactobacilos fermentam a lactose presente no leite, fazendo com que ele fique consistente. Simplificando, os lactobacilos são bactérias benéficas que se “alimentam” da lactose, que é o açúcar presente no leite. Por isso o iogurte natural possui um sabor mais azedinho.

Na hora de comprar um iogurte natural de qualidade se atente a lista de ingredientes, que deve conter apenas 2 ingredientes: leite integral ou desnatado e fermento lácteo. Se ainda não estiver acostumado com o sabor do iogurte, combine-o com frutas mais adocicadas ou também pode utilizar um fio de mel.

Além dos seus benefícios, o iogurte natural pode fazer parte do seu dia a dia de outras maneiras, em receitas doces, como em bolos, e em receitas salgadas, como tortas de legumes, estrogonofe e molhos, pois ele substitui o creme de leite e a maionese.

Além de compra-lo nos supermercados você também pode fazê-lo em casa e armazená-lo na geladeira de 7 a 10 dias.

Receita:

1 litro de leite (pasteurizado ou UHT integral)

1 unidade de iogurte natural integral (170g)

Aqueça um litro de leite até quase ferver. Deixe-o esfriar naturalmente até ficar morno (temperatura de mamadeira). Retire o iogurte da geladeira e espere ele chegar à temperatura ambiente. Assim que o leite estiver morno, acrescente o iogurte natural e misture. Coloque a mistura em uma tigela grande, tampe e enrole com um pano. Leve ao forno (desligado) por uma noite ou deixe-o descansar por cerca de 12 horas. Passado esse tempo, retire a tigela do forno e coloque na geladeira para adquirir mais consistência.

 Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Google + .

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
16/10/2020 | Ciclismo
« ver todos