Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Mudar só depende de Você! III
01/04/2020

 Ao mesmo tempo em que digo que mudar é fácil, é importante ressaltar que se trata de um aprendizado onde você é o único responsável por ele. Sendo assim, além de compreender as questões ou situações já citadas anteriormente, você deverá observar ainda que o sucesso de toda mudança depende de requisitos importantes, alguns já citados anteriormente, tais como clareza, coragem, autodeterminação, perseverança, autodisciplina e, também, bom humor... 

Em qualquer um dos múltiplos setores da vida, a autodisciplina é fundamental, é uma das chaves para alcançar o sucesso. Ninguém consegue progredir se não for disciplinado; existem pessoas, por exemplo, que se esforçam a vida inteira e não conquistam suas metas por falta de disciplina. E convém observar que não se trata apenas de disciplinar atitudes ou condutas, tem a ver também com o uso qualificado do tempo, pois, quem quer mudar não pode perder tempo. Pode sim gastá-lo, ou seja, empregá-lo de modo produtivo e criativo. 

A perseverança, por sua vez, é uma qualidade insubstituível a ser aprendida e praticada se você quer realmente mudar, porque ela significa firmeza, pertinácia, constância, e é isso que faz um processo de mudança ser bem sucedido. É ela, a perseverança, que torna possível a superação dos obstáculos e desafios, reforçando seu aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que você se habilite a mudar de maneira eficaz e duradoura; é ela que o fará ser reativo e não se acomodar diante de algum possível fracasso. Em síntese, a perseverança faz a diferença entre perdedores e vencedores: Diante do fracasso os perdedores lamentam, os vencedores perseveram e seguem em frente. 

O bom humor a meu ver tem sua importância no processo de mudança e na vida de modo geral, porque, como dizem: “ninguém é de ferro”. Ás vezes você tem que relaxar, aprender a rir dos seus próprios erros ou dificuldades, porque muitas vezes você dá a eles uma importância tão exagerada que chega a ser cômico, antes de ser trágico, é claro. 

Você já deve ter observado, por exemplo, aquelas pessoas que assumem o papel de vítimas do mundo e vivem a fazer-se de coitadinhas, será que existe atitude mais ridícula e digna de riso? Se lamentar resolvesse alguma coisa, o mundo seria bem melhor, não é mesmo? O “muro das lamentações” seria a franquia de maior sucesso no mundo. 

O senso de humor é um atributo da inteligência, logo, se você deseja mudar procure fazê-lo com muito bom humor; com leveza. Seja sempre mais arguto e sorria mais, porque mudar fácil, só depende de você! 

 

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
05/08/2020 | Viva com bom humor!
29/07/2020 | Ser alegre
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)