Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
São Paulo - Turismo Cemiterial
06/02/2020
- "Conheça agora os 9 melhores cemitérios particulares de São Paulo". "Descubra agora 9 melhores cemitérios particulares de São Paulo". "Vendas de Jazigos em cemitérios particulares".

- Mas... espere...

- "O Cemitério Parque da Cantareira está minuciosamente planejado em um espaço de paz". "Decidir pela compra de um Jazigo no momento de serenidade é fundamental". "Parcele a compra do Jazigo em até x12 sem juros". Deixe-me ler, vou continuar...

- Mas eu queria dizer algo, posso?

- "Paz, respeito e tranquilidade. Planeje-se!". "Contacte nossa equipe e escolha o melhor plano para adquirir seu Jazigo familiar".

- Entendo que esteja preocupado mas, por favor, deixe-me falar!

- "Cemitério do Redentor. Previna-se e evite transtornos. Há momentos em que o mais importante é dar atenção ao nosso bem mais valioso: nossa família"

- Tudo bem. Vou aguardar você terminar pois aparentemente não estamos falando da mesma coisa. Prossiga então.

"Cinerários Jardim: Localizado no Cemitério da Paz e no Cemitério e Crematório Porto de Paz, os Cinerários Jardim são espaços com o intuito de integrar ser humano e meio ambiente".

- Bom, agora é minha vez! Ouça o que leio também: "Covas quer incluir cemitérios na lei de privatização". "Covas sanciona lei que permite concessão dos 22 cemitérios públicos de São Paulo, após assinatura da primeira concessão do plano municipal de desestatização".

- Eu acho esta ideia espetacular, porém quando você fala em cemitérios na cidade de São Paulo, eu logo penso na Marquesa de Santos, Domitila de Castro do Canto e Mello, que foi responsável pelo surgimento do primeiro e mais antiga necrópole do Brasil.

Vou citar os três mais importantes para mim que são: o Cemitério da Consolação (à Rua da Consolação, 1660), o Cemitério Araçá (à Av. Doutor Arnaldo, 666), o Cemitério Lapa (à Rua Bergson, 347) e o Cemitério São Paulo (à Rua Cardeal Arcoverde, 1250), os quais poderão fazer parte de um belíssimo e encantador projeto de turismo cemiterial no território paulistano.

- Tudo bem, agora vou ouvi-lo pois saiba que pensamos e desejamos a mesma coisa.

- Veja então o que encontrei: "O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento no município brasileiro de São Paulo, capital do estado homônimo. É uma das principais referências do Brasil na área da arte tumular. Localizado no distrito da Consolação, região central da cidade, foi fundado em 10 de julho de 1858 e inaugurado oficialmente em 15 de agosto do mesmo ano, com o nome de Cemitério Municipal, tendo uma área de 76 340 m². Seu principal objetivo na época era de garantir a salubridade e evitar epidemias, pois viria para substituir o hábito então recorrente de sepultar os mortos no terreno das igrejas. É um dos 22 cemitérios públicos administrados pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo".

- Se você lê por ai, eu leio por aqui; vamos à continuidade: "Com a prosperidade advinda da aristocracia da cafeicultura e o surgimento de uma expressiva burguesia em São Paulo, o local passou a abrigar obras de arte produzidas por escultores de renome, que serviam para ornamentar os jazigos de famílias abastadas e de personalidades importantes na história do Brasil. Sua área é arborizada e tranquila, em oposição à agitada rua do mesmo nome. Apresenta cerca de trezentas esculturas e trabalhos de artistas importantes, como Victor Brecheret e o arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou seu portão principal".

- Tudo bem. Vamos manter o ping-pong nessa leitura: "Abriga um grande número de sepulturas de figuras conhecidas, além de personalidades da história paulistana, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Ramos de Azevedo, Marquesa de Santos, Líbero Badaró e o monumental mausoléu da Família Matarazzo, considerado o maior da América do Sul, com altura aproximada de um prédio de três andares."

- Credo! Vou rebater então da mesma forma, ou seja: "Mantém visitas guiadas, mediante prévio agendamento, por meio do projeto Arte Tumular, que é coordenado pela administração local. Essas visitas têm o intuito de compreender as obras de arte, a história do ambiente e das pessoas e famílias sepultadas no local".

- Vislumbrando então a possibilidade de desenvolvermos um projeto que permita efetivamente um roteiro turístico pelos cemitérios históricos de São Paulo, vale a pena citar o Cemitério São Paulo, que se localiza na rua Cardeal Arcoverde e próximo aos boêmios bairros Vila Madalena e Pinheiros. Imagina como seria interessante se conseguíssemos levar pequenos grupos de jovens para ouvir música sacra, música clássica e música de raiz paulistana; tudo isso acompanhado de champagne e pequenos canapés em nossos passeios por essas necrópoles.

- Não vamos nos esquecer tampouco do Cemitério do Araçá e desta forma poderemos nos instruir sobre a trajetória de renomados escultores como  Luigi Brizzolara, Galileo Emendabili ou Victor Brecheret. Não seria uma maravilha? 

- Estou pronto para dar início ao projeto. Você vem comigo?

- Irei com você mesmo após estarmos juntos enterrados em um destes três cemitérios.

- Chiiiii.... será que tem lugar pra nós?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)