Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
Palavras, palavras. Parole, parole!
13/12/2019
- Palavras, palavras..., qual é o significado da palavra palavra?

- Leio aqui: ''unidade linguística com significado, que pode ser escrita ou falada. Capacidade que confere à raça humana a possibilidade de se expressar verbalmente''.

- O que quer dizer o verbo pensar?

- Deixe-me pensar... vamos lá: ''processo pelo qual a consciência apreende em um conteúdo determinado objeto; refletir, formar e combinar ideias''. É também a transição imperceptível do irracional para o racional.

- Caro amigo, proferir palavras sem pensar é um desatino.

- Aguarde, por favor. Desatino, vamos lá: ''Imprudência, desvairamento, desvairo, factuidade, aluamento, impaciência, contra-senso, insanidade, absurdo''. 

- Pensando em palavras, em pensamentos e mesmo em desatinos, pergunto a você: o que são palavras mortas?

- Palavras mortas, a meu ver, são aquelas que não conseguimos ouvir ou que ouvimos e não gravamos em nossa mente.

- Para muitos, as palavras mortas são palavras esquecidas que se perdem no diluir dos tempos e portanto tornam-se inúteis.

- E palavras vivas, para que servem?

- As palavras vivas nos auxiliam na indução ao caminho de nossas vidas, nos trazem e levam novas percepções das realidades que nos cercam. Portanto, são palavras assimiladas e armazenadas em nosso cérebro. O conjunto de ''palavras vivas'' resultam no alicerce de nossa educação e no encaminhamento de nossas atitudes resultantes do nosso Ser.

- De onde provêm a palavra educação?

- Espere um pouco... continuo a pensar e volto a manifestar-me por palavras. Palavras mortas são aquelas, também, que caem no desuso e tornam-se desconhecidas das novas gerações e fazem, desta forma, uma drástica redução de nosso vocabulário verbal.

- Você não respondeu-me ainda o significado da palavra educação.

- Pois não. Educação é ''o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização''.

- Nossas palavras, soltas ou não concatenadas, resultam em atritos, em falta de compreensão, em agressividade, em desordem, e desta forma medimos o poder da palavra impensada.

- Não raramente me ocorre a dúvida do significado de uma palavra, qual é a sua origem e o porque de sua utilização quando da comunicação entre pessoas. Muitas vezes, não utilizo a palavra como argumento ou como manifestação do meu pensar; basta um olhar, um gesto, um fechar ou abrir de olhos e então, a minha comunicação torna-se efetiva e eficaz.

- Este papo seu está qualquer coisa... está pra lá de Marrakech. 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
20/03/2020 | Paris por Pai e Filho
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)