Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
De Salvador para Itapetininga. Devaneios, raciocínios, opiniões e pontos de vista.
11/09/2019
Era tarde da noite e chovia no Território Soteropolitano. Entretanto, surgiu o diálogo entre o viajante contumaz e representantes da agradável Itapetininga.

- ''(os propósitos deste indivíduo mineiro parecem sem nexo. Não gosta de JK. Que absurdo!)

Seu raciocínio é incrível... Qual é a sua idade?''

- Sou pós maturo. Me considero nascido em 1860. Amigo de Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Luis Gama e João Francisco .Meus amigos do século 19 não me deixam escrever bobagens. Quando o faço, Machadinho me repreende.

- ''A história do Brasil é interessante!  Se JK não existisse Brasília também não existiria. Talvez o Rio de Janeiro ainda fosse a capital do País. Teriam construído muitos metrôs e hoje haveriam pouquíssimas favelas. O FGTS não teria sido criado na década de 1960 se eu não me engano.

Os governos não teriam investido em volta da capital paulista para receber as multinacionais de veículos e da produção branca. Provavelmente estaríamos mais próximos da situação da Índia andando muito de motos e aquelas charretes com um trânsito bem pior do que hoje já reclamamos.  Mas teria havido investimentos nas ferrovias e nossas regiões habitadas de forma mais racional.

Paro por aqui porque os leitores já devem estar bravos (para não dizer outra coisa) comigo''

- Se Brasília não tivesse sido criada sob o manto do engodo do exibicionista JK , se a malha ferroviária não tivesse sido desarticulada pelo crápula travestido de presidente da República , se São Paulo tivesse crescido sem a nefasta presença das montadoras que criaram em harmonia com os sindicatos e o gângster mor que também foi alçado à presidência da incauta e imatura República, se o patrimônio histórico-arquitetônico não tivesse sido destruído para dar lugar a inóspitos estacionamentos... Sem dúvida não vemos a vida da mesma forma e nosso espírito cívico também difere. JK foi a origem do câncer que devastou o Brasil e um metalúrgico populista e outros falsos brasileiros enjaularam as nossas mentes. Apoderaram-se da mídia, das entidades de ensino, das incautas e famintas populações e o Borba Gato dos anos 60 virou mito. Maldito exibicionista JK.

- ''(Este individuo uberabense optaria para morar na Índia. Ou na China).

A Europa preserva o patrimônio pois cabe dentro de São Paulo e Paraná e usufrui das construções medievais realizadas por escravos brancos a base da chicotada.

Muito difícil derrubar aquelas casas que irão durar para a eternidade.

Embaixo ou acima das rochas.

Lindas as paisagens contornando o mar.

Romanos bonzinhos tratavam bem os pobres.

Eita história desumana dos humanos.''

- ''Se é um exercício  do pensamento.

Feliz aquele que o exercita.

Todos deveriam fazer isso.

É uma forma de não fazer o que foi feito de ruim.

É uma maneira de ver e não repetir.

É melhor ver do que não ver o que foi feito de errado pelos governos e não deixar ocorrer novamente.

Eu conheci minha amiga fulana mocinha.....

Conserva a mesma fala forte e inteligente.

Não devemos recriminar o viajante mineiro e contumaz. Ele faz um exercício mental do que poderíamos ter, não fosse os JKs da vida''.

-  Conheço a Índia e conheço a China e sei o quanto os brasileiros são preconceituosos por desconhecimento da realidade alheia. Me casei na Costa do Marfim e morei e estudei na França e nos Estados Unidos da América do Norte .Talvez eu tenha discernimento para compreender o quanto o brasileiro não enxergue onde reside o início  da destruição de nosso País.

- Caro amigo Itapetininguense, nesta terra "abençoada" ocorrem 66.000 homicídios declarados por ano .Um corrupto representante do povo desviou bilhões de dólares para ações escusas e em prol de regimes ditatoriais do " terceiro mundo'''. O Sol queimou a peneira e sua luz arde em nossos cérebros.

- ''Estamos num debate saudável. O mineiro interage aqui bastante sinal de que curte nosso grupo com certeza gosta da nossa cidade. Apenas precisa ser mais otimista em relação ao Brasil que na historia é um território onde viviam somente os animais, depois os índios até ser descoberto e explorado pelos ditos civilizados''.

- Vale lembrar que nas civilizações ameríndias brasileiras, a violência corria solta. Os caiapó, presentes no Triângulo Mineiro, eram antropófagos. O ser humano carrega em si o espírito de guerra e de desarmonia....

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)