Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Crenças negativas I
10/10/2019
Os leitores assíduos dos meus textos em jornais, revistas e na internet, já devem ter percebido que existem algumas abordagens que, de vez em quando, trago à baila novamente com o objetivo de aprofundar a reflexão. Hoje destaco mais uma vez as crenças negativas que, sob o meu ponto de vista, são elementos impeditivos de progresso ou evolução. Esse tipo de crença, na maioria das vezes, tem sua origem nos valores morais, comportamentais ou religiosos, provenientes da nossa formação educacional ou, ainda, pode originar-se de situações traumáticas e de resquícios mal compreendidos de nossas próprias vivências pretéritas. Em síntese, pode-se afirmar que são aspectos ou pré-disposições negativas que, consciente ou inconscientemente, interiorizamos e aceitamos como verdades, como guias em nossa existência. 

É importante observar que muitas dessas crenças possuem o caráter de pré-conceitos ou falsos valores e regras adotadas pela maioria das pessoas sem nenhum critério ou racionalidade. Outro dado, é que, de modo geral, essas crenças vão além dos valores que sugerem representar, algumas singularmente soam como verdadeiras sentenças ou profecias que acabam de maneira categórica determinando o comportamento que a pessoa vai desempenhar, às vezes, pelo resto da vida. 

Por exemplo, uma criança, de tanto ouvir o pai ou a mãe chamá-la de burra, medrosa ou outro tipo de adjetivo do mesmo teor, poderá muito bem assumir para si como verdadeira uma imagem que corresponda ao que lhe foi dito e, em função dessa influência negativa, mesmo quando adulta, comportar-se-á seguindo esse script. Já imaginou quantas pessoas seguem por aí levando consigo a crença de que nunca serão bem-sucedidas na vida, por força de sentenças deste tipo?

Pois bem, a verdade é nua e crua: cada um vive de acordo com aquilo em que acredita. E se o seu desejo é mudar de rota, fugir aos atalhos e encarar a vida de frente para transformá-la, é fundamental compreender que isso só será possível quando você passar a comandar a sua mente e, através dela, o seu livre-arbítrio. Só assim, assumindo conscientemente seu direito inalienável de escolha, é que será possível eliminar as falsas crenças que comandam sua existência e, ao mesmo tempo, criar novos princípios e posturas que lhe servirão como guia rumo à conquista de si próprio e de tudo quanto almejar para sua vida. 

O curso harmonioso e firme dos propósitos maiores que você escolher vivenciar, depende única e exclusivamente das sementes que plantar em seu solo interior, os frutos serão a sua herança.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
10/10/2019 | Crenças negativas I
02/10/2019 | Agradar sempre?
18/09/2019 | Ser autêntico III
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)