Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
Salvador, uma Metrópole Brasileira. Capital do Brasil!
07/08/2019
A Baía de Todos os Santos, onde se localiza a cidade de Salvador, foi descoberta e assim nomeada em 1501 por Américo Vespuccio, mercador e navegador italiano, então a serviço do Rei de Portugal, D. Emanuel I. Na ocasião, o local em que atualmente se encontra o Forte e o Farol da Barra, foi colocado o marco da Coroa Portuguesa, todavia nenhuma população ali se instalou de imediato. 

A ocupação daquela região pelo homem branco começou por vias tortas. Em 1510, um navio português naufragou nas águas da Baía de Todos os Santos e a tripulação que conseguiu safar-se dos escombros e chegar à costa acabou morrendo de forma ainda pior, devorada pelos índios tupinambás. 

Todos, menos um, Diogo Álvares! Reza a lenda que esse sortudo, por ser extremamente magro e alto, espio como uma moréia - peixe chamado de caramuru pelos indígenas -, não apeteceu os nativos e foi poupado. 

Caramuru, como passou a ser conhecido, acabou conquistando a confiança dos índios e casando-se com Paraguaçu, filha do cacique Taparica, e com ela tendo inúmera prole, da qual se originaria o núcleo de povoamento da região. 

Em 1534, foi iniciada a construção do Forte de Santo Antônio da Barra, atual Farol da Barra, a primeira Fortaleza do Brasil. A data provável da chegada dos primeiros escravos negros à Bahia, vindos de Angola, Senegal, Moçambique, Etiópia, Congo, Benim e Niger deve ter ocorrido a partir de 1549. 

No mesmo ano, chega à Bahia o primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Sousa, que tinha uma comitiva de cerca de mil pessoas, entre elas, os primeiros jesuítas enviados à colônia. 

Tem-se o dia 1 de maio como data provável para a construção de Salvador. 

Uma rápida pincelada sobre a história da Capital Baiana nos faz perceber a importância desta antiga Capital Brasileira, que nos ofereceu seres humanos especiais como Castro Alves, Rui Barbosa, Gregório de Matos e o ''quase soteropolitano'' renomado escritor, Jorge Amado. 

Salvador é, certamente, a mais fantástica Capital do Brasil por sua gente, suas cores, sua paisagem, sua culinária e sobretudo pela sua história. 

 

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)