Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Esperança; Costurando para 2020; Varginhense lança o segundo filme de Reality
09/08/2019

 Esperança

As oportunidades de emprego estão melhorando em Varginha, mesmo com a economia ainda andando de lado. As vagas de emprego oferecidas no UAI e por grandes empresas como Shopping Via Café, Walita entre outras, mostra que os empresários locais estão começando a retomar investimentos apostando em um crescimento do consumo e da economia no futuro próximo! Que assim seja! Isso mostra que o efeito das reformas já começa a ser sentido na economia. A Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG manifestou clara animação com a aprovação da reforma da previdência em segundo turno na Câmara Federal, e o presidente da instituição, Flávio Roscoe, preconizou uma expectativa muito positiva na melhora econômica. O renascimento da “esperança” contagiou não só o mundo econômico, mas parece que também o mundo político. Uma pesquisa realizada pela Instituto Paraná apontou que o governo estadual de Romeu Zema tem aprovação de 60% dos mineiros, o que é um bom resultado tendo em vista as dificuldades enfrentadas, principalmente na esfera política. É improvável que Zema consiga apoio político para fazer todas as mudanças que deseja, contudo, com aprovação em alta, o governador empresário conseguirá certamente maior pressão sob o Legislativo mineiro para realizar boa parte das mudanças necessárias para reerguer o Estado, é o que preveem os analistas.

Ademais, a esperança maior de Zema e dos demais governadores que estão com a “corda no pescoço” com os caixas estaduais é de que o Congresso Nacional, agora o Senado especificamente, inclua Estado e Municípios na reforma da Previdência, o que aliviaria bem as dificuldades financeiras destes entes federados. Mesmo porque, é bem provável que muitos dos governadores não teriam força política para aprovarem mudanças na previdência estadual nas assembleias.

Hortas comunitárias podem ser salvação para terrenos baldios

A Secretaria Municipal de Agricultura de Varginha realizará a construção de uma horta comunitária no bairro Carvalhos. O projeto que não é pioneiro, mas muito criativo, pode ser uma solução para os inúmeros terrenos baldios existentes na cidade. A ideia é que a comunidade possa trabalhar no plantio de hortaliças e leguminosas para sustento das famílias integrantes do projeto e o que sobrar seja destinado às famílias carentes. Áreas próximas as escolas e grandes empresas poderiam ser de utilidade neste projeto. De acordo com a Lei nº 84/2018, as hortas comunitárias podem ser instaladas em áreas públicas do município e também em espaços particulares que venham a ser cedidos temporariamente por seus proprietários para práticas de agricultura familiar ou agroecologia. As áreas particulares que fossem cedidas temporariamente poderiam ser os inúmeros terrenos baldios pela cidade que hoje acumulam sujeira e também dão trabalho a fiscalização na aplicação de multas que raramente são pagas. O programa prevê a ocupação de áreas urbanas para o cultivo de hortaliças, frutas, plantas medicinais, ornamentais, produção de mudas e outros alimentos. A Secretaria de Agricultura inicia um projeto corajoso e criativo que, se tiver apoio, pode contribuir muito para o sustento de famílias carentes da cidade e resolver boa parte dos problemas de terrenos baldios. Contudo, será que teremos apoio financeiro e colaboradores para tal desafio? E quanto a garantia de segurança nos locais escolhidos para tais hortas, a Guarda Municipal está pronta para este desafio?

Costurando para 2020

A coluna teve acesso a informações de bastidores sobre uma articulação no Partido Progressista, com vista as eleições de 2020. Segundo as informações, o vereador Leonardo Ciacci, que pleiteia a possibilidade de ser o “candidato oficial ao governo em 2020”, teria ido a Boa Esperança, juntamente com o ex-prefeito e seu sogro, Aloysio Ribeiro de Almeida, a fim de conversar com o ex-deputado Dilzon Melo (PTB). A visita de cortesia teria o objetivo de “convencer o ex-deputado a apoiar a eventual candidatura de Ciacci”, frente ao trabalho e crescimento do que o vice Vérdi Melo tem feito para ser o candidato oficial. Ciacci sabe da influência de Dilzon sobre o prefeito Antônio Silva e o apoio de bastidores de Dilzon à candidatura de Ciacci seria um contra-ataque ao crescimento nas articulações “pró-Vérdi”. Segundo as fontes da coluna, a visita surpresa de Ciacci e Aloysio Almeida ao ex-deputado teria mesmo ficado apenas no cafezinho, visto que Dilzon parece ter reiterado aos visitantes que o “candidato oficial precisa sair da decisão do prefeito Antônio Silva, que deverá consultar pesquisas e a maioria de seu grupo político para tomar a decisão final”. Ou seja, Até aqui, nem Ciacci nem Vérdi tem certeza de que terão o apoio oficial do grupo liderado pelo prefeito Antônio Silva em 2020. Mas as articulações “subterrâneas” promovidas por Leonardo Ciacci mostram que já está valendo “dedo no olho e chute no saco” para ver quem será o candidato oficial”.

Costurando 2020 – parte 02

A articulação de Ciacci não é novidade, o ex-presidente da Câmara é conhecido por suas articulações incisivas e nem sempre exitosas, todavia, o acirrar das negociações de bastidores pode causar mais separações na atual base de apoio do prefeito Antônio Silva. Informalmente, nos bastidores, foi acordado que, em 2020, após pesquisa e apresentação de apoios, os nomes da base aliada que estiverem melhores nas pesquisas comporiam a chapa majoritária com o apoio do restante da base e “benção” do prefeito.

Desde então, no Partido Progressista, Zacarias Piva e Leonardo Ciacci articulam para estar na chapa majoritária. Zacarias Piva saiu candidato a deputado estadual e amargou menos votos que o então desconhecido Vismário Camargos (Democratas – que inclusive pode ser candidato em 2020). Já Ciacci vem perdendo apoios pontuais e não tem certeza de apoio financeiro para uma disputa no Executivo. Já Vérdi Melo, embora tenha recebido “caneta com tinta” do prefeito Antônio Silva para atuar na atual gestão, muito pouco acrescentou em apoios a sua pretensão de 2020. A oposição tem se articulado, mas, também pouco evoluiu na cidade, embora a oposição pareça manter maior “relação de lealdade que os candidatos da base do governo”, o que já é um grande negócio! No Partido Progressista é grande a possibilidade de que Zacarias Piva busque uma nova legenda aliada ao deputado federal Dimas Fabiano. Tanto Zacarias Piva quanto Leonardo Ciacci têm em Dimas Fabiano um grande trunfo para as eleições em 2020. Dimas é o deputado federal que mais fez por Varginha e possui muitos aliados dentro e fora do PP, seu apoio pode trazer muitos aliados. Contudo, para Dimas Fabiano, manter no PP dois nomes com a mesma pretensão política não será fácil. Leandro Acayaba, outro nome que deseja participar das eleições de 2020, já foi do PP, contudo saiu da legenda em busca de “lugar ao sol, tendo em vista que não queria ficar na sombra de Ciacci ou Piva no PP”. 

Costurando 2020 – parte 03

Falando em eleições de 2020, a coluna tem pesquisado a situação eleitoral dos muitos partidos locais com vistas as eleições municipais. Algumas das legendas vão realizar convenções e outras estão na “expectativa de intervenção” para mudança de comando na cidade. Dentre as expectativas estão as possíveis mudanças de legenda de alguns dos atuais vereadores que devem buscar partidos com melhores condições de disputar a eleição. Basicamente os partidos que atingiram a cláusula de barreira e que tenha apoios fortes para “contribuir com os enormes custos” de uma eleição. Além disso, vemos que outras legendas e personalidades enfrentam também problemas judiciais e eleitorais como irregularidades junto a Justiça Eleitoral. O ex-candidato a prefeito, Natal Cadorini, por exemplo, enfrenta problemas judiciais para poder ser candidato em 2020, seja em Varginha onde disputou em 2016 ou em Elói Mendes onde já foi prefeito por duas vezes.

Já o Partido Republicano Brasileiro – PRB de Varginha está com suas atividades suspensas pela Justiça Eleitoral desde 17/05/2019 por falta de prestação de contas. A informação pode ser conferida pela página do Tribunal Superior Eleitoral na internet. Tal irregularidade pode ser muito prejudicial à legenda, ainda mais sabendo que o PRB em Varginha possui um vereador eleito, Marquinhos da Cooperativa (aquele que foi acusado de agredir uma equipe de reportagem da EPTV, absolvido por seus pares na Câmara). Mas o PRB possui outras curiosidades interessantes nos dados públicos abertos para conferência no site do TSE. O telefone de contato do Partido Republicano Brasileiro em Varginha, segundo informações do TSE, é o telefone da Câmara de Varginha (3219-4757) o que é irregular visto que o Legislativo municipal não poderia subsidiar tal serviço à legenda. Na composição dos membros do comando do PRB em Varginha constam, segundo o TSE, o sr. Marco Antônio de Souza (presidente), Paulo Vitor Freire (vogal) e José Donizete Biancasteli (tesoureiro).

Perguntar não ofende

Sumido das lides políticas de Varginha, o ex-prefeito Eduardo Corujinha estaria trabalhando como médico na cidade de Cambuquira. Será que o ex-prefeito ainda permanece no PT? Será que seria candidato em 2020, visto que Geisa foi para o RJ?

A transparência voltou á gestão do Hospital Regional do Sul de Minas? As contas milionárias foram pagas ou o destemperado comandante do conselho de administração da instituição viu que sem credibilidade não há como pedir ajuda à sociedade? 

Eduardo Corujinha, Raimundo Zaiden, Geisa Teixeira e Rogério Bueno continuam “melhores amigos” iguais a Leonardo Ciacci, Vérdi Melo, Zacarias Piva e Leandro Acayaba? Ou será que agora todos acima são apenas “amigos conhecidos e distantes”?

A Copasa continua fazendo contratações de empresas/empreiteiras para realizar seu serviço fim nas atividades de manutenção de rede saneamento e para gerir o aterro sanitário? Quem são as empresas contratadas? Porque é feita a terceirização? É legal?

Varginhense lança o segundo filme de Reality

O Reality Nascentes da Crise chega à segunda fase da quarta etapa com a divulgação do filme que apresenta a experiência do jornalista e ambientalista Diego Gazola ao percorrer cerca de 2 mil km na região boliviana em que ocorre a transição entre a Amazônia, o Chaco e a Cordilheira do Andes. O videodocumentário ilustra de forma visual, o que a ciência, em geral, apresenta por meio de textos e gráficos. No primeiro filme, lançado no início do ano, foi abordado o entorno do Parque Nacional Amboró, na região da Amazônia mais ao sul da América do Sul. Já o novo videodocumentário, todo produzido utilizando o celular, é o resultado da expedição de 2018. Nesta segunda fase da quarta etapa o Reality partiu novamente de Santa Cruz de La Sierra, porém seguindo em direção ao norte, para a região amazônica do Beni. Ali se encontram centenas de lagoas artificiais enigmáticas conhecidas como Moxos, que teriam sido arquitetadas há milhares de anos. 

O filme (14'56”) está disponível diretamente no link: https://youtu.be/6D-Nz9Rzbd4  O filme da segunda fase desta quarta etapa está disponível, assim como os anteriores, no site www.nascentesdacrise.com.br.

Durante os últimos 13 anos, Diego Gazola viajou para todos os Estados brasileiros realizando pesquisas de conteúdo para guias de turismo da editora Empresa das Artes e para a Muda de Ideia. Em 2014 foi apresentador do Reality Expedición RCN Brasil 2014 para a TV colombiana RCN Televisión. Durante a expedição, que seguiu de Bogotá até o Rio de Janeiro, teve a oportunidade de compartilhar as diversas curiosidades deste roteiro de quase dez mil quilômetros rumo à Copa do Mundo. Naquela ocasião cruzou por terra pela primeira vez uma transição entre os Andes e a Amazônia.  Participou das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas: na Dinamarca (COP15), no México (COP16), África do Sul (COP17), Brasil (Rio+20) e França (COP21). Durante o Fórum Mundial da Água em Brasília realizou uma palestra sobre o projeto Nascentes da Crise.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)