Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
São Paulo. Reservas Particulares do Patrimônio Natural
28/11/2018
-Vejo-o como um doido, indo para lá e para cá, viajando sem parar, e nunca o encontramos. O que está ocorrendo?

- Tem razão. Temos o privilegio de levar a professores, diretores de entidades de ensino, responsáveis por salas de leitura, alunos do ensino médio e jovens das comunidades visitadas por nós, a importante mensagem apresentada no conteúdo da publicação "RPPNs-Cultura e Natureza , Áreas Protegidas do Estado de São Paulo.

"Em uma manhã ensolarada, o automóvel deslizava suavemente pela rodovia bem pavimentada, considerada por nós outros  "coisa de Primeiro Mundo".

Ao apreciar o horizonte através das janelas do veículo, entretanto, senti-me triste por constatar o quanto dizimaram a Natureza outrora existente em terras paulistas.

À esquerda, canaviais. À direita, mais canaviais. Em frente, uma bela rodovia sem um projeto paisagístico que lhe permitisse estar rodeada por arbustos, árvores e outros tipos de vegetação que agradariam aos olhos e, certamente, fariam um bem extremo ao Meio Ambiente já maculado pelo que se chama de "desenvolvimento" , ou seja, o "não envolvimento".

- A partir daquele momento decidimos editar um livro e levar ao público infanto-juvenil e aos educadores o esforço hercúleo que alguns proprietários de áreas rurais têm para manter intactas, e permanentes, áreas com vegetação endêmica, fauna e flora que estão ameaçadas de extinção e que poderão sobreviver graças a estes valentes curupiras!!!!

- Tenho acompanhado o seu esforço e, sobretudo, o seu entusiasmo ao verificar que jovens estudantes de escolas públicas paulistas ficam extremamente interessados pelo tema quando o assunto é proteção da natureza.

Certamente temos uma nova geração mais sensível que poderá estar melhor educada e que compreenderá que o Brasil necessita de um cambio drástico para mudar o foco de seus interesses e fazer com que o futuro esteja menos ameaçado ao disseminar cultura, educação e uma leitura saudável do que é praticar política no território brasileiro.

- Vamos também bradar um viva a todos os brasileiros que estão empenhados em preservar a natureza no território brasileiro.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)