Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Como se alimentar bem durante o inverno
15/08/2014
Durante o inverno as pessoas sentem mais fome porque o nosso corpo tem um gasto maior de energia para manter a temperatura corporal. 

Neste período temos o hábito de  comer alimentos mais calóricos, ricos em gorduras e açúcares. Por isso durante o inverno costumam adquirir peso facilmente, além de correr o risco de aumentar os níveis de glicose, colesterol e triglicérides. 

Esta é a época de feijoadas, sopas, cremes,  fondue, chás, entre outros pratos... Por isso aproveite tudo mas com moderação. 

As  sopas são excelentes opções, você pode fazer utilizando hortaliças, legumes,  carnes magras, leguminosas, ervas , pode ser também acompanhadas de torradas e queijo branco. Mas  evites as sopas industrializadas pois elas são ricas em sódio o que pode causar pressão alta e outros problemas de saúde.

Pratos como a feijoada são muito consumidos no inverno, mas você pode prepará-la de forma mais light dando preferência a carnes mais magras como carne seca ou lombo e retirando a gordura aparente, substituindo a farofa feita com bacon e calabresa por uma farinha torrada com um pouco de margarina light, deixando de lado o torresmo.

O fondue, que é considerado um prato típico do inverno, pode ser consumido com moderação. Sempre que puder, escolha pela versão light, que já é encontrada em supermercados. 

Beba chás, pois além possuir poucas calorias ele vai ajudar a aquecer. Existem diversos tipos: hortelã, erva cidreira, camomila, erva doce, de frutas como maça, abacaxi entre outros. Tome cuidado apenas com o chá verde, preto e o mate, pois possuem cafeína, não devendo se consumidos em excesso pois pode atrapalhar o sono durante a noite. 

Você pode tomar chocolate quente , mas procure não exagerar na quantidade. Não esqueça que ele é rico em calorias e gorduras. Procure preparar o seu chocolate quente com leite desnatado e achocolatado light. 

No inverno estamos mais propensos a ter gripes e resfriados, mais um motivo para que a alimentação seja equilibrada sempre. Por isso não esqueça de consumir frutas, principalmente as ricas em vitamina C como abacaxi, laranja, ponkan, limão, manga, entre outras... pois elas ajudam a reforçar o sistema imunológico evitando doenças. 

Outra sugestão é fazer sucos, vitaminas, salada de frutas... 

Não esqueça de beber muita  água.

Ah, é importante praticar exercícios físicos sempre, não podemos desanimar nem mesmo com o frio.

Mesmo durante o inverno com tantas “tentações” dá pra comer bem e ficar em dia com o corpo.

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