Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Paris, um esplendor!
08/03/2012

- Minha primeira reação ao falar com você foi a de enviar apenas fotografias sobre Paris para a Brasilzão e deixar as pessoas livres para viajar pela Cidade Luz, através do imagético e do sensitivo.

- Entendi. Enrolação pura, não é amigo? Você não está a fim de escrever e me vem com este papo furado. Entendi....

- Não compreendeu nada. Paris é um verdadeiro esplendor. Tudo começa no aeroporto. Ao chegar você encontra mapas, folhetos, guias turísticos e indicações para usufruir do lazer cultural e turístico na capital francesa. Impossível perder-se em sua superfície. A rede metroviária serpenteia por toda a urbe e você pode cruzar a cidade de uma estação à outra, ou simplesmente desfrutar de um cenário idílico ao caminhar pelos elegantes bairros parisienses, onde a cada esquina, em cada beco ou fachada, há um tesouro muitas vezes imperceptível aos nossos olhos....

- Mas em Paris faz frio. O tempo está sempre acinzentado, os habitantes são mal humorados, os taxistas mal te cumprimentam...
- Caro amigo. Em Paris raramente os taxistas são franceses. Croatas, sérvios, russos, argelinos, marroquinos, senegaleses, espanhóis, portugueses e mais recentemente os latino-americanos, entre eles os brasileiros... você tem razão, são mal humorados.

- Mas os garçons e as garçonetes são grosseiros, apressados e nem te olham na cara.
- Os serventes franceses são competentes. Não te fazem esperar: na medida em que você faz o pedido e chega a sua encomenda, ele já te entrega o cupom fiscal de tal forma que você não fica horas aguardando a chegada de sua cobrança. Além do mais, você paga diretamente aos garçons e não precisa fazer fila no caixa para liquidar o valor de seu consumo. Eles são ágeis, competentes e não perdem tempo. Essa é a verdade.

- Mesmo assim você não me convence. Eu não gosto dos franceses porque eles não tomam banho.
- Ah, isso é coisa do passado. É impossível hoje em dia encontrar uma locação onde não haja um chuveiro ou um banheiro grande. Acho melhor você destruir seus preconceitos e seguir para Paris. Bon voyage! Ah, e não se esqueça de aprender umas palavrinhas mágicas como "bonjour" e "merci". Boa viagem "seu ignorante".

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)