Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Recomendações nutricionais para a prevenção da osteoporose
05/03/2012
Obtêm-se ossos fortes de três maneiras: atividade física regular, ingestão adequada de cálcio e manutenção de níveis hormonais.

Além de consumir alimentos ricos em Cálcio (leites e derivados) é importante também consumir alimentos ricos em: Boro (frutas e vegetais), Magnésio (carnes, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios), Manganês (grãos integrais e nozes) e vitamina D - principalmente encontrada nos óleos de fígado de bacalhau, arenque, atum.

O consumo de 2 a 3 porções de laticínios por dia supre as quantidades diárias de Cálcio. O Cálcio também pode ser encontrado em menores quantidades em ovos, vegetais verdes e folhosos, legumes, frutas secas e grãos integrais.

A vitamina D ajuda na fixação do Cálcio nos osso e é sintetizada pela exposição à luz solar. Na pré-menopausa e adolescência aumentar a ingestão dos alimentos ricos nessa vitamina, além de manter uma alimentação balanceada, pois níveis adequados de colesterol sanguíneo também ajudam a promover a síntese de vitamina D através da luz solar.

Após a menopausa, com a perda de estrogênio, a ingestão de determinados alimentos com atividade estrogênica (como a soja) e alimentos ricos em Boro, podem ajudar a aumentar os níveis de estrogênio, ajudando a proteger contra osteoporose.

Na fase de crescimento, a ingestão adequada de cálcio promove uma diminuição nas perdas ósseas conseqüente da idade. É importante lembrar dos benefícios dos exercícios também nessa idade.

Cuidado com alimentos e bebidas que "roubam" Cálcio, não tome mais de 3 xícaras pequenas de café por dia, evite álcool e chocolate ou achocolatado. Diminua o sódio (sal) que pode eliminar o cálcio pelo corpo.

Evite consumir alimentos ricos em cálcio com alimentos fontes de ferro, um prejudica a absorção do outro.

Álcool em excesso, destrói as células ósseas, portanto, evite-o.

Consumir vegetais verde-escuro (couve, agrião, brócolis, rúcula), legumes, soja, feijão (1 vez ao dia), amêndoa, castanha do Pará (1 vez por dia).

Tenha regularidade e freqüência nos seus exercícios físicos. Atividade física fortalece a massa óssea na pré-menopausa.

Qualquer dúvida consulte um nutricionista.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)