Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Sobre Espiritualidade(II)
20/06/2011
Neste conturbado terceiro milênio, muitas pessoas têm despertado para a necessidade de uma existência mais espiritualizada. Então, se você é um daqueles que descobriram ou redescobriram que a vida traz em si um aspecto espiritual de magna importância, é bom saber que não está sozinho nessa edificante jornada. Porém, é bom observar que nessa busca existem alguns elementos a serem considerados, os quais, na visão de Luis Pellegrini, escritor, são os seguintes: “ 1) Cada um de nós tem uma consciência espiritual mais ou menos ativada. 2) O sentido da vida é desenvolver e amplificar o máximo todas as nossas potencialidades a partir da consciência espiritual. 3) Não existe começo e nem fim na busca espiritual. Só existe o movimento da busca”. É bom saber também, que a busca da espiritualidade é algo como o que escreveu o poeta espanhol Antônio Machado: “Caminhante, não há caminho. Faço meu caminho ao caminhar”. A evolução espiritual, em outras palavras, parafraseando o filósofo Heráclito de Éfeso: “é um eterno vir a ser”, está sempre em construção.

Às vezes, pode parecer difícil e intransponível vencer o apego a valores mundanos e materiais, e a tudo o que eles representam, mas, é preciso estar convicto de que fora da espiritualidade não há como transcender os limites que o “mundo” nos impõe. Dentre os que sofrem de diferentes formas de mal estar, sejam eles físicos ou emocionais, muitos dizem sentir um imenso vazio existencial que é fruto, muitas vezes, da própria incompreensão que têm de deles próprios e do universo ao seu redor. Existem também aqueles que sofrem por não se sentirem aptos para a convivência ou por reprimirem sentimentos e emoções. De um modo geral, a maioria que assim procede sente-se incapaz de compreender e exteriorizar sentimentos como amor, benevolência, solidariedade e fraternidade, próprios de uma vida espiritualizada.

O caminho da evolução espiritual é, em verdade, o retorno à nossa essência, o volver ao que sempre fomos, o resgate da nossa identificação com a Divindade, com o sagrado latente em nós; o reconhecimento e a aceitação do princípio Divino como fonte inesgotável de vida, amor e benevolência. Porém, importa saber que esta aceitação não é meramente contemplativa, ela só se faz sentir quando vivemos de acordo com princípios morais e humanitários elevados, acima da contaminação da arrogância e do egoísmo. E ela se aprofunda quando compreendemos que o aprendizado espiritual é infinito e é realizado com humildade; quando confrontamos a realidade ao invés de fugir dela, quando nos desapegamos de poderes ou prazeres efêmeros, quando transformamos nossa vida num modo de ser construtivo e virtuoso, praticando sempre o bem. Um bem que, conectado à nossa consciência interior nos dá a compreensão do que somos e de que podemos ser ainda melhores, de que é necessário aprender amar a nós mesmos para podermos amar qualitativamente o próximo, nosso irmão.

Então, se você é um buscador que deseja aprimorar sua jornada espiritual, motive sua consciência ampliando ao máximo seu aprendizado e a busca pelo conhecimento. Assim, por certo, você obterá clareza suficiente para não se perder em labirintos de dor, sofrimento, insegurança ou medo, e, ao mesmo tempo, gozará de leveza e equilíbrio, elementos necessários para a conquista de um estado de paz espiritual pleno e duradouro.

Boa Reflexão e viva consciente.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
11/03/2020 | Metamorfose
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)