Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
São José do Barreiro – Fazenda São Francisco
07/03/2010

Detalhes da belíssima edificação da sede da Fazenda

A exuberante vegetação em ambiente secular

Todo canto nos leva ao repouso

Portão de entrada da Fazenda

O anfitrião, fazendeiro e amigo Walton com visitante

A forte influência colonial na arquitetura

Detalhes na construção de uma parede

Sombra e sul no sossego da tarde

O jardim florido da Sede

Por todo lado um encanto

- Junto à Serra da Bocaina, na extraordinária região do Roteiro da Corte, encontra-se o lugar ideal para você reencontrar a paz, o sossego, e o espírito familiar e amigo na vida rural autêntica que ainda existe no interior do estado de São Paulo.


A imponente fachada da Fazenda São Francisco

- “Percorrer o Roteiro Caminhos da Corte e visitar as cidades antigas do Vale Histórico é conhecer nossas antigas fazendas, artesanato, gastronomia de influência indígena, africana e ibérica, cachoeiras, bosques e rica fauna e flora do sistema Mata Atlântica”.


A vida autêntica no campo

- Continue lendo. Enquanto isso vou me lembrando do agradável final de semana que passei na Fazenda São Francisco.

- “Festas populares e religiosas, folclore, pracinhas e contadores de “causos”, edifícios históricos, museus, bibliotecas, chafariz e tudo isto caminhando por ruas tranqüilas, em exercício de paz e riqueza cultural”.


- Agora falo eu:chegamos na Fazenda São Francisco após enfrentar o trânsito intenso da rodovia Dutra que, infelizmente, tem suas margens desmatadas, morros desfigurados, construções espontâneas espalhadas em uma ocupação desordenada que torna o trajeto inóspito e árido. Ao passar por Queluz e , finalmente ,percorrendo a via vicinal que nos leva a Areias e a São José do Barreiro, temos a impressão de chegar em outro mundo. Outra realidade onde a natureza é exuberante, as edificações elegantes carregadas de história e de emoção e as pessoas gentis, tranqüilas e prontas para recebê-lo de braços abertos.


Aspectos da vida rural

- “Caminhos da Corte motiva estas visitas pois os turistas estarão seguindo a Trilha da Independência ,encontrando marcas da passagem de D.Pedro I na saga da Independência do Brasil. Seguir a trilha é amar o nosso País, seu povo e a sua história. Nossos monumentos, nossa gente- heróicos e anônimos tropeiros, noites estreladas, artistas e músicos farão as festas e os sabores. Venham, braços abertos o esperam”.

- Pois é meu amigo. Esse texto do folheto “Roteiro Caminhos da Corte” resume parte do encantamento da região.


São Francisco de Assis, patrono da Fazenda

- A Fazenda São Francisco, onde nos hospedamos, meu filho Yannick e eu, é considerada a mais antiga construção existente na região. A Sede está preparada para receber hóspedes em um ambiente que reúne móveis de época, cantos emoldurados por quadros e objetos que contam histórias daquele casarão de família no Município de São José do Barreiro.Passeios a cavalo,banhos de cachoeira e em piscinas naturais dentro da propriedade, participação nas lidas da fazenda ou simplesmente o doce prazer de não fazer nada além de contemplar a belíssima natureza da região são algumas das opções oferecidas aos hóspedes.


Ai que saudades daquele tempo

- Conheça esta autêntica porção de terras paulistas onde ainda é possível encontrar gente autêntica e festas tradicionais de um Brasil Profundo, o Braslilzão. Não deixe de experimentar a deliciosa comida tropeira no restaurante do “mestre “ Ocílio,o maior conhecedor da cozinha regional do estado de São Paulo.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)