Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Benefícios do peixe
17/02/2010
Durante a semana santa, aumenta o consumo de peixe. Com baixo teor de gordura e alto nível de proteínas, vitaminas e minerais, o peixe é uma fonte importante de nutrientes para o corpo. É um excelente alimento, principalmente para crianças, mulheres grávidas e mães em período de amamentação, pois sua proteína é assimilada com mais facilidade.

Você deve comer peixe, ao menos, uma vez por semana...

Em primeiro lugar, porque 20% do peixe é composto por proteínas, que contribuem para o crescimento e formação do corpo. O bacalhau por exemplo está entre as espécies com maior nível de proteínas.

Segundo - O peixe também é rico em minerais (cálcio, fósforo, ferro, flúor e sal), que melhoram o funcionamento dos órgãos e dos músculos, pois uma porção de peixe de 125g pode ter até 50% de cálcio, 44% de fósforo e 44% de ferro e todo o flúor que o corpo precisa diariamente.

O cálcio contribui para a formação dos ossos e dos dentes. Também ajuda na coagulação, e funções do sistema nervoso e do coração. Sua falta provoca ossos e dentes fracos, dores nas costas e nas pernas.

O fósforo intervém nas funções cerebrais, como a memória, e também fortalece os ossos.

O ferro permite a formação da hemoglobina - um dos componentes do sangue, ajuda a metabolizar as proteínas e favorece o crescimento de crianças e adolescentes. Quando não é ingerido a quantidade adequada, provoca fraqueza, palidez e anemia.

O flúor atua na manutenção dos dentes

E o sal intervém no funcionamento da glândula tiróide.

O Terceiro motivo para se comer peixe, ao menos, uma vez por semana são as proteínas presentes nesse alimento que auxiliam na criação de defesas naturais contra algumas doenças que prejudicam o crescimento e o desenvolvimento.

Quarto – o peixe contém vitaminas como a vitamina A necessária para regenerar as células e ajudar no funcionamento dos nervos óticos; vitamina D, que assegura a correta assimilação de cálcio e de fósforo; e vitaminas do complexo B, que fortalece o sistema nervoso, ajuda no crescimento e manutenção de pele, unhas e visão.

Quinto - A gordura do peixe tem Ômega 3, que unido ao ômega 6, encontrado no óleo de soja por exemplo, anula o efeito prejudicial da gordura saturada, o que reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Agora você já sabe que peixe só faz bem a saúde, que tal aumentar o seu consumo o ano inteiro e não só na semana santa?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)