Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Varginha e seu interessantíssimo Museu Municipal
09/09/2009

- Amigo Cláudio Martins, onde se encontra o Museu Municipal de Varginha?

- O Museu está localizado na Praça Mateus Tavares, 178.


A Fachada do Museu

- A edificação que abriga o Museu tem história?

- “O prédio onde atualmente encontra-se o Museu Municipal de Varginha foi construído para ser a sede do Banco do Brasil. O primeiro banco a se instalar na cidade, foi o Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais, em 1915. Logo depois, veio a agência do Banco do Brasil instalada em 1918. Ao entrar em funcionamento dois anos depois (1920), existiam apenas trinta e cinco agências semelhantes no Brasil. Isto, significa que na década de 20, a cidade de Varginha já era vista com ‘bons olhos' pelos ‘homens do dinheiro' da época e já apresentava sinais evidentes de pioneirismo”.

- Quem é o responsável pela entidade?


1892- Inauguração da Estrada de Ferro

- Eu, Cláudio Henrique Martins (Diretor) e Paula Andrea Direne Ribeiro (Superintendente da Fundação Cultural de Varginha).

- O que contém o acervo do Museu de Varginha?

- O acervo hoje, composto por discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletro-eletrônicos e outros, conta com mais de sete mil peças. Cada peça incorporada ao acervo é higienizada, cadastrada numa ficha-padrão, acondicionada em local e invólucros apropriados à visitação pública. Arquivos sobre a imagem e o som, no primeiro andar, mostra através de fitas de vídeo, áudio, fotografias, livros, jornais e impressos, a preciosidade de nossa história.


A Avenida Rio Branco em 1918


Inauguração da Estação Ferroviária em 1934

- Qual é o objetivo principal do Museu ao disponibilizar objetos, imagens e informações aos visitantes?


Elegância, sobriedade e paisagismo na antiga Varginha

- Nosso trabalho visa o resgate, preservação histórica de nossa cidade e região Sul Mineira. São costumes, objetos, vestimentas e relíquias que registram fatos importantes ocorridos num passado não muito distante da atualidade. Ao tomarmos contato com o ofício da pesquisa e preservação da história de Varginha, seu povo e hábitos, descobrimos um “velho-mundo-novo” “recheado” de situações, personagens e objetos que exprimem pela configuração inerentes a eles, riqueza de detalhes e alto valor imaterial. Uma cultura material, como nos ensina a Sociologia, não sobrevive sozinha. Necessita de uma carga de imaterialidade que lhe dê sentido prático e funcional para uma determinada comunidade humana. Quanto mais pesquisamos peças e personalidades, maior é nosso interesse pelo assunto e pelo desejo de tornar acessível ao público, toda essa riqueza cultural.


Em frente ao Colégio Marista , no alto a antiga Igreja do Rosário

- Quais são as necessidades materiais para que o Museu atraia um maior público (por exemplo, informatização, espaços maiores para abrigar um diversificado número de peças e outras necessidades).

- O Museu necessita de um espaço maior e informatizado. Começou no ano de 2000 com 100 peças em regime de comodato e hoje totaliza mais de sete mil itens doados. Para inclusão do portador de necessidades especiais é necessário local plano ou rampas de acesso, bem como salas adequadas para exposição e reserva de objetos, ou seja, aqueles que não estão em exposição.

- Que tipo de público tem visitado o Museu?

- Recebemos muitos alunos, adolescentes e idosos. De várias partes do Brasil e do exterior. Trata-se de um público que anseia conhecer a história dos objetos, onde eram utilizados e também sobre Varginha, suas curiosidades, fotografias e documentos.


Moradia em um passado longínquo

- Qual é a relação do Museu com entidades de ensino como escolas e universidades?

- Somos muito procurados para auxiliarmos em projetos de pesquisa histórica e publicações de livros. E vários frutos foram colhidos dessas parcerias. Como dossiês da história econômica do sul de Minas, sobre a gripe espanhola, catalogação de acervos, cursos de capacitação e restauração e tantos outros.


O acervo interessante merece ser visitado

- Qual é a relação do Museu com a Prefeitura de Varginha, o Governo do Estado ou alguma entidade mantenedora?

- O Museu faz parte da Fundação Cultural de Varginha, autarquia municipal. A Fundação Cultural é mantenedora dos órgãos Rádio Melodia, TV Princesa, COPAC (Coordenadoria Técnica do Patrimônio Municipal), Casa da Cultura, Teatro Municipal Capitólio e dos projetos Seresta na Praça e Viola nos Bairros.

- A entrada ao Museu é cobrada?

- Não Fábio Brito, a entrada é gratuita.

- Em que horários o público pode visitar o Museu?

- De segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 e trinta e aos sábados das 9 às 14 horas.

- Existe uma Associação Amigos do Museu de Varginha?

- Ainda não foi implementada.


O inesquecível Assis Chateuabriand em 1954

- O Museu exibe exposições temporárias?

- Desde a sua inauguração, já realizamos trinta exposições temáticas, históricas e lúdicas. Com permanência de pelo menos seis meses. A atual é “Ofícios da Princesa – a dinâmica do trabalho em Varginha nos séculos XIX e XX”, e para agosto, estaremos contando a história da música na cidade.

- Onde posso conseguir fotos do Museu?

- Estou encaminhando-as a você para que possa, na BrasilZÃO, divulgá-lo como uma entidade cultural de grande importância no Estado de Minas Gerais.


Público infantil frequenta o Museu


Visita interna onde estão expostas peças raras

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)