Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Mococa – Uma Maratona Rural e Histórica
23/09/2009

Chegando em Mococa

Vestígios de um passado glorioso

Elegância nos detalhes

-“Terra minha, Paulista e Generosa”. Essa frase descrita na bandeira da cidade de Mococa, no estado de São Paulo, nos revela o afinco e o apresso dos primeiros habitantes por essa terra cuja produção de café (de reconhecimento internacional durante séculos), aliada à notoriedade adquirida na pecuária leiteira, foi a mola propulsora para o surgimento da cidade.


Fazenda São João com instalações parcialmente abandonadas

- Quem descreve Mococa dessa maneira?

- Recebi um e-mail do estudante Rafael Correa que, de forma competente, me descreve o seu Município: “Cidade do escultor Bruno Giorgi, cujo trabalho em bronze revolucionou a arte abstrata no mundo, com destaque na presença marcante de suas obras na Semana de Arte Moderna em 1922. Além do ator e humorista Rogério Cardoso, de personagens memoráveis como “Rolando Lero” (Escolinha do Professor Raimundo), “Salgadinho” (novela Explode Coração), ”Epitáfio” (Zorra Total), ”Seu Flor” (A Grande Família) e uma participação especial no premiado filme nacional “O Auto da Compadecida”, Mococa é um deleite aos admiradores e apreciadores das mais genuínas manifestações artísticas e culturais brasileiras.”


Fazenda Nova Floresta, propriedade dos herdeiros do Conde Ribeiro do Valle

- Como ele cita o potencial turístico da região de Mococa?

-“No que diz respeito ao turismo histórico, Mococa é um dos poucos municípios do estado que mantém preservados diversos prédios históricos, em especial a Matriz de São Sebastião e o Convento São José, fazendo com que a área central da cidade seja um verdadeiro museu a céu aberto. Aos amantes de uma sala clássica de cinema, o Cine Mococa, com capacidade para trezentas pessoas, incluindo um espaço aos portadores de mobilidade reduzida, oferece uma programação eclética e diversificada semanalmente. O teatro Municipal “Rogério Cardoso”, apesar de estar no ostracismo da população local, merece uma visita devido à sua riqueza arquitetônica.”.


Fazenda São Pedro, um processo de restauração

Fazenda Contendas de Cima

- A religião está presente na cidade?

- “A vocação religiosa do Município para o desenvolvimento turístico desse segmento aconteceu por sua inclusão no roteiro Caminhos da Fé, rota de peregrinação semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, com aproximadamente 473 km de extensão, cujo destino é a “Meca” brasileira, Aparecida do Norte. O trajeto pode ser percorrido a pé ou de bicicleta e conta com apoio de uma rede de pousadas e de hotéis modestos selecionados pela Associação dos Amigos do Caminhos da Fé.”


Lembranças do Ciclo do Café

O verdadeiro homem do campo

- E o Turismo Rural?

- “O turismo rural ganha um destaque especial graças à sua diversidade arquitetônica nas propriedades centenárias. Além da receptividade familiar, da gastronomia e dos serviços que são oferecidos. Na Fazenda Buracão, por exemplo, é possível vivenciar a vida no campo, acordando às três horas da manhã para fazer a ordenha nas vacas, e logicamente, degustando o mais puro leite, entre outras atividades da lida agrária. No entanto, a atração principal fica por conta da visita a Voçoroca - falha geológica de milhões de anos que dá nome à fazenda. Nesse local foi filmado no ano de 1958 o filme “O Cabeleira”, cujo enredo centrava na história do cangaço. Aos amantes de atividades hípicas, ou que desejam desvendar mais a fundo a história e os processos de manejo e de processamento do café, a Fazenda Nova é o local ideal para o turismo rural.”


Vida rural na Fazenda Contendas de Cima

Fazenda Contendas de Baixo

- Você conheceu as Fazendas da região?

- Visitei algumas em companhia do nosso amigo Guto, representante do Circuito Café com Leite, que engloba os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Tive a oportunidade de certificar-me do enorme potencial existente, pois o turismo rural e cultural está fortemente presente nos municípios mineiros e paulistas: Fazenda Buracão, Fazenda Nova, Fazenda São João, Fazenda São José, Fazenda Contendas de Cima, Fazenda Santa Cecília, Fazenda Fortaleza, Fazenda Nova Floresta... constituem uma verdadeira e maravilhosa Maratona Rural e Cultural entre Mococa, São Sebastião da Grama e Guaxupé.


A tranquilidade e a harmonia no dia-a-dia

Fazenda São Bento

Instalações da Fazenda Nova Floresta

O repouso na Fazenda Bebedouro

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)